Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Fibrenamics Green promoveu Workshop sobre Oportunidades de Inovação Sustentável Voltar

segunda-feira, 29/05/2017   
01
O projeto Fibrenamics Green da Universidade do Minho (UMinho) promoveu um workshop intitulado “Oportunidades de Inovação Sustentável”, no dia 11 de maio. O evento teve lugar na Associação Empresarial de Portugal, em Leça da Palmeira, distrito do Porto.
O projeto Fibrenamics Green da Universidade do Minho (UMinho) – que visa o desenvolvimento de produtos inovadores com base em resíduos – organizou, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), um workshop sobre “Oportunidades de Inovação Sustentável”. O evento decorreu no edifício da AEP, em Leça da Palmeira, distrito do Porto, e marcou a última sessão de apresentação pública do projeto Fibrenamics Green.

O workshop foi inaugurado com uma sessão de abertura que contou com as intervenções de Luís Miguel Ribeiro, da AEP, Jorge Araújo, do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) da UMinho, Manuel Martins, do Conselho Empresarial da Região do Ave e Cávado (CEDRAC), e ainda Raul Fangueiro, da UMinho. A par desta sessão, houve um momento destinado à assinatura oficial do protocolo de parceria entre a plataforma Fibrenamics, o CEDRAC e a AEP. O evento contou também com as palestras de Cláudia Guterres da AEP, que apresentou a plataforma digital “Novo Rumo a Norte”, de Benedita Chaves da Lipor (empresa de gestão, tratamento e valorização de resíduos orgânicos), que falou sobre “soluções sustentáveis de gestão de resíduos” e de Ricardo Santos da SONAE, que focou a “sustentabilidade empresarial”. Para além da apresentação de temas ligados às áreas de competência do Fibrenamics Green, o evento incluiu um momento de networking tecnológico, onde os participantes puderam visitar a exposição “Fibrenamics Green – Do Resíduo ao Produto”.

Nas palavras de Raul Fangueiro, este workshop permitiu “divulgar o próprio projeto, mas também convidar parceiros empresariais capazes de mostrar a estratégia que seguem ao nível da valorização dos resíduos, e o seu posicionamento ao nível da economia circular”. O coordenador do Fibrenamics Green enalteceu ainda as mais-valias deste evento para a UMinho e a sua Escola de Engenharia: “Com este evento, mostrámos à sociedade aquilo que a Escola de Engenharia consegue fazer. É importante tirarmos a EEUM da própria Universidade e levá-la para outros locais, onde somos capazes de atrair pessoas para conhecer o nosso trabalho. Não podemos viver para dentro, temos que viver para fora, e estes eventos acabam por ter esta vertente importante”, conclui.

Inovação e sustentabilidade são as duas características que melhor definem o Fibrenamics Green – um projeto capaz de gerar produtos sustentáveis com base em resíduos industriais, que está a ser desenvolvido pela plataforma internacional Fibrenamics da UMinho, em parceria com o CVR também da UMinho. O Fibrenamics Green conta com 550 mil euros de investimento, 85% dos quais provêm de fundos comunitários do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Norte 2020.

+ info: https://www.web.fibrenamics.com/pt/
email: green@fibrenamics.com
01
02
03
04