Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Prémio Europa Nostra 2017 entregue a Mestrado Internacional da EEUM Voltar

segunda-feira, 15/05/2017   
01
O mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) recebeu o prémio Europa Nostra 2017. Este é o principal galardão europeu da área do património cultural.
O mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) recebeu o prémio da União Europeia para o património cultural “Europa Nostra”, na categoria “Educação, Formação e Sensibilização”. O programa de mestrado europeu – que recebe cerca de 400 candidaturas para uma média de 35 vagas anuais – é coordenado por Paulo Lourenço, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da EEUM. O investigador recebeu o galardão no dia 15 de maio, em Turku, na Finlândia, numa cerimónia onde estiveram presentes o Presidente da Europa Nostra, Maestro Plácido Domingo, e o Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics.

O SAHC é um programa de ensino de um ano destinado a estudantes de todo o mundo, que visa oferecer uma formação avançada na Engenharia de conservação para estruturas do património construído com valor cultural. É uma formação única no mundo, quando comparada a outros cursos generalistas em conservação do património, na medida em que combina diferentes competências de Universidades Europeias de referência no campo da análise estrutural e conservação de construções do património cultural construído.

O mestrado destaca-se pelo seu alcance global, com alunos de 62 países e com uma média de 27 anos, vindos da Europa, mas também dos EUA, Irão, China, Colômbia, Canadá e México. Nos últimos dez anos, o SAHC foi financiado pela Comissão Europeia, com a coordenação da Universidade do Minho, em Guimarães, e contou com a parceria da Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), da Universidade Técnica da Catalunha – Barcelona Tech (Espanha), da Universidade de Pádua (Itália) e ainda do Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada da Academia Checa das Ciências.

Os graduados deste mestrado já ganharam diversas bolsas provenientes da Fundação Getty (EUA) e outros prémios com as suas dissertações. Os alunos deste mestrado têm sido contratados por empresas internacionais líderes em consultoria para o património construído e selecionados para programas doutorais nas melhores universidades internacionais.

O vídeo de apresentação do SAHC está disponível em www.youtube.com/watch?v=G3JHrgX7a4c&t=3s

01
02
03