Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigadores do HASLab recebem Best Student Paper Award Voltar

segunda-feira, 22/05/2017    Haifa, Israel
01
O artigo intitulado “SafeFS: A modular architecture for secure user-space file systems (one FUSE to rule them all)”, realizado no âmbito do projeto europeu SafeCloud, recebeu o Best Student Paper Award na 10th ACM International Systems and Storage Conference (SYSTOR).
Rogério Pontes, aluno do Programa Doutoral em Informática MAP-i, João Paulo e Francisco Maia, investigadores pós-doutorados, e Rui Oliveira, docente do Departamento de Informática (DI) da EEUM e administrador do INESC TEC, juntamente com os seus coautores, são os investigadores do Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) envolvidos do trabalho premiado, que visa criar um sistema de ficheiros capaz de se adaptar a diferentes aplicações. Este sistema altamente configurável pode ser aplicado em ambientes de cloud, em computadores pessoais, bem como numa infraestrutura de IoT, isto é, numa panóplia de dispositivos, desde sensores a smartphones. Em cada um destes ambientes, o SafeFS é capaz de ter um ótimo desempenho, garantindo a privacidade dos dados e prevenindo eventuais perdas de informação. O sistema está assim concebido de tal modo que permite facilmente a sua integração em novos ambientes e o acréscimo de novas funcionalidades sem comprometer a integridade do mesmo.

Esta investigação insere-se no âmbito do projeto europeu SafeCloud (Secure and Resilient Cloud Architecture), que decorre até 2018 e pretende tornar os dados na cloud invioláveis, tornando seguros os atuais serviços e infraestruturas de computação em nuvem.

A Systor 2017 decorreu em Haifa, Israel, entre os dias 22 a 24 de maio, e teve como principal objetivo constituir um fórum de interação para a comunidade de sistemas e armazenamento: internacional, académica e industrial, tanto para estudantes como para profissionais. O evento é uma conferência em sistemas de armazenamento já reconhecida pelos investigadores da área.

01