Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Gávea apresenta novo estudo sobre os municípios na Internet Voltar

quarta-feira, 31/05/2017   
01
O GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação – sediado no Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) apresentou o estudo sobre a presença na Internet dos municípios portugueses em 2016.
O GÁVEA trata-se de um grupo informal que junta uma equipa que trabalha dentro da área da observação na sociedade de informação. A estudar as formas de participação dos cidadãos nos portais das Câmaras Municipais através da publicação bianual intitulada “Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais” (IPIC), este estudo já perdura há 17 anos em Portugal, devido às suas duas características específicas: por um lado, trata-se de um estudo muito completo, na medida em que tem observado a totalidade das 308 Câmaras Municipais a nível nacional. Por outro lado, a avaliação é feita sempre na perspetiva do cidadão, traduzindo assim uma medida de utilidade efetivamente retirável dos portais camarários.

“Em 1999, já tínhamos alguma proximidade e curiosidade em relação às Câmaras Municipais. No seguimento de um encontro com Mariano Gago, [então Ministro da Ciência e Tecnologia], achámos oportuno fazer uma observação sistemática e atualizada sob a forma como a sociedade de informação e os municípios se estão a cruzar”, recorda Luís Amaral, Professor Associado do DSI da EEUM e investigador do GÁVEA.

Com a missão de promover o estudo e desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento em Portugal, contribuindo para uma melhor compreensão das suas realidades, tendências e promoção de projetos de I&D, as Câmaras Municipais acabam por ver no GÁVEA um instrumento que lhes permite perceber se os munícipes estão ou não satisfeitos com os serviços e com a presença do seu município na Internet. Sobre estes estudos realizados na Universidade do Minho (UMinho), Luís Amaral explica que as Câmaras veem utilidade enquanto instrumentos promotores da melhoria contínua e que, efetivamente, “têm impacto ao induzir projetos de melhoria e modernização da sua presença na Internet”.

A equipa da UMinho/GÁVEA é presentemente constituída pelos investigadores do GÁVEA Luís Miguel Ferreira e David Leal e coordenada por Delfina Sá Soares e Luís Amaral, Professores no DSI da EEUM. Participam ainda no GÁVEA outros especialistas de diferentes áreas – Ciências Sociais, Ciências da Comunicação, Economia, Gestão e Estatística.

01
02