Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Expobiotec 2017 Voltar

quarta-feira, 31/05/2017   
01
A Universidade do Minho (UMinho), em Braga, acolheu entre os dias 23 e 24 de maio a Expobiotec 2017. A iniciativa reuniu algumas das maiores empresas nacionais de biotecnologia.
O Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o Departamento de Engenharia Biológica (DEB) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organizaram a feira de biotecnologia Expobiotec. Estiveram presentes mais de 100 participantes, num evento integrado nas comemorações dos 30 anos do curso de Engenharia Biológica na EEUM.

Depois da sessão de abertura, a Expobiotec contou com seminários, apresentações e workshops, onde estiveram presentes vários oradores das áreas da Engenharia Biológica e Biotecnologia, como empresários, industriais, académicos, e associações de promoção de emprego e empreendedorismo. O objetivo destas atividades foi possibilitar um contacto mais direto entre os estudantes e as entidades, como explica Lígia Rodrigues, coordenadora da iniciativa e docente no DEB da EEUM: “O grande objetivo desta Feira é promover a interação entre o empregador e o estudante, no sentido de fortalecer o conhecimento dos estudantes sobre o tecido empresarial, mas também explicar às entidades quem são os nossos graduados”.

Entre as várias atividades realizadas, destacaram-se ainda as apresentações com associações empresariais, speed meetings com empresas e ainda uma mesa redonda com spin-offs do CEB da EEUM. Através destas iniciativas, os estudantes tiveram a oportunidade de debater assuntos de interesse com as empresas presentes, possibilitando uma troca de conhecimentos que poderão vir a ser uma mais-valia para a entrada no mercado de trabalho. “É muito desafiante porque somos confrontados diretamente com a pessoa responsável pela empresa. É um desafio único, pois permite um contacto mais próximo com o empregador”, realça Sara Cerqueira, estudante de Engenharia Biológica.

A Expobiotec contou com mais de duas dezenas de empresas de vários setores da biotecnologia, entre as quais a UNICER, Braval, Primor, StemMatters, CENTI, Frulact, Lactimercados, Vanibru, Bioinvitro, Luságua, Decorgel, Fruut, Ecovisão IFT GelCampo, ALS ControlVet, Sust4Amb, SilicoLife, Letra, Biomode, Vinália e BCT. Gustavo Abreu, responsável de Marketing e Vendas da Fruut, destacou a importância destes eventos para a comunidade académica: “Este tipo de eventos – muito mais do que para mostrar a nossa marca – são importantes pela proximidade que temos com os alunos. Percebermos como tudo funciona dentro da Universidade, permite-nos estar mais perto do nosso público e adaptarmo-nos às suas necessidades”. Para além destas empresas, participaram na Expobiotec associações empresariais, clusters e ordens profissionais como a P-Bio, a Portugal Foods, o Health Cluster, a Ordem dos Engenheiros e a BLC3. Juntaram-se ainda instituições de promoção do empreendedorismo, como a StartUp Braga, BicMinho, TecMinho e LiftOff.

O DEB e o CEB são subunidades da EEUM que promovem o ensino e a investigação, respetivamente, nas áreas de engenharia biológica e biotecnologia.

+ Reportagem Vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=L7jtZq29_cA

+ info: https://www.deb.uminho.pt/; https://www.ceb.uminho.pt/
01