Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Verão no Campus 2017 Voltar

segunda-feira, 31/07/2017   
01
O Verão no Campus, dinamizado pela Universidade do Minho (UMinho), teve lugar em Braga e Guimarães entre os dias 24 a 28 de julho. A iniciativa completou este ano a 10ª edição.
O Verão no Campus é um programa da UMinho destinado a alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade. Com o objetivo de promover a cultura, a ciência, a arte e as letras junto dos mais jovens, esta iniciativa ajuda os estudantes nas suas escolhas para o ensino superior. Nos cinco dias do evento estiveram presentes 400 estudantes em 27 atividades lúdico-pedagógicas, nos campi de Braga e Guimarães.

O programa da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) contou com um conjunto de atividades multidisciplinares ligadas à Engenharia e às novas tecnologias, nomeadamente Engenharia e Novos Materiais, Biotecnologia e Bioengenharia Industrial, Computação sem fronteiras e visitas a laboratórios biomédicos. Os estudantes realizaram atividades nos laboratórios pedagógicos, mostras de ciência interativa e várias demonstrações práticas na passagem pelos departamentos da EEUM. Em todas as tarefas, os futuros estudantes foram acompanhados por professores, investigadores e estudantes da EEUM, o que possibilitou um contacto mais direto com as dinâmicas da Escola.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, de conviver com colegas de diferentes regiões do país e de aprender – ao mesmo tempo que se divertem – a experimentar as ações científicas, culturais e desportivas propostas. “Inscrevi-me no Verão no Campus porque quis explorar outros cursos e perceber como funciona a Universidade, com o objetivo de facilitar a minha escolha no futuro”, explicou Catarina Gonçalves, da Escola Secundária Carlos Amarante. António Teixeira, da mesma Escola, reiterou que sempre se interessou pela área de Engenharia: “Vim à procura de atividades ligadas ao meu gosto e interesse pela Engenharia. Foi uma grande oportunidade ter conseguido visitar os laboratórios biomédicos”.

“Os alunos aproveitaram bastante e viram, sobretudo, as suas dúvidas esclarecidas no que diz respeito à escolha dos cursos aos quais se vão candidatar. As nossas atividades foram um sucesso e tiveram uma excelente procura. O Verão no Campus é um evento que traz uma grande visibilidade à EEUM e só podemos estar satisfeitos com o resultado”, assegurou Rosa Vasconcelos, Vice-Presidente da EEUM e Presidente do Conselho Pedagógico.

A 10ª edição do Verão no Campus possibilitou aos jovens umas férias diferentes em ambiente académico. Cinco dias junto dos alunos e professores da UMinho, onde aliado à diversão, os jovens descobriram a área científica que mais se enquadra nas suas aptidões e preferências.

+ info: https://www.uminho.pt/PT/ensino/futurosestudantes/programa-verao-no-campus





01