Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM promove M[EE]TING – Engenharia e Design Voltar

quarta-feira, 25/10/2017   
1
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organizou o encontro M[EE]TING – Engenharia e Design, destinado aos novos alunos que ingressaram na Escola no ano letivo 2017/2018. O evento teve lugar no dia 11 de outubro, no Auditório Nobre, Campus de Azurém, em Guimarães.
O M[EE]TING – Engenharia e Design teve como objetivo reunir e sensibilizar cerca de 800 alunos que ingressaram na EEUM no ano letivo 2017/2018. Por forma a ir ao encontro da necessidade de informar os alunos no que diz respeito à gestão das suas carreiras, este evento pretendeu divulgar, nesta segunda edição, as diferentes saídas profissionais das áreas de formação dos estudantes, bem como a importância de estes enriquecerem os seus próprios currículos, inclusive com atividades organizadas pela própria EEUM, Associação Académica ou Núcleos de Estudantes, ao longo do ano letivo.

Durante a tarde do dia 11 de outubro, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com antigos estudantes com carreiras improváveis e conhecer as histórias mais curiosas do acesso à oferta formativa da EEUM. Foram também convidados atuais alunos da Escola, que apresentaram diferentes percursos e competências, a par da participação nas mais diversas atividades extracurriculares. A sessão terminou com a entrega de prémios à melhor história, votada pelos alunos presentes. “Este encontro é uma excelente forma de integração por parte dos novos alunos. Nesta fase, os estudantes ainda têm poucas noções sobre o que vão fazer daqui para a frente e tudo isto é, no fundo, uma aprendizagem que deve ser construída logo no primeiro ano”, sublinhou Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM. O evento contou ainda com a presença do Presidente da Escola, João L. Monteiro, do Vice-Presidente, Paulo Sampaio, bem como dos Diretores de Cursos afetos à EEUM.

“O M[EE]TING é importante porque dá-nos a oportunidade de contactar com pessoas que já estão no mercado de trabalho e que nos contam, em primeira mão, as suas experiências. Sempre quis ser designer e espero dar o meu melhor nestes três anos”, reiterou Crispim Silva, aluno do primeiro ano da Licenciatura em Design e Marketing de Moda. Também Maria João Brás, aluna de Engenharia Mecânica, não tem dúvidas de que este evento é fundamental para todos os novos alunos que ingressaram na EEUM: “O M[EE]TING é muito voltado para o futuro, para o que poderemos vir a ser daqui a cinco anos. Sei que vou ter um percurso com algumas dificuldades, mas estou certa que a cooperação com os meus colegas me vai ajudar”.

Esta segunda edição do M[EE]TING – Engenharia e Design insere-se no desafio lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), para que as universidades e politécnicos levem a cabo práticas positivas de integração dos novos estudantes. Este evento integra, por isso, parte do calendário da plataforma Exarp, que significa “praxe” ao contrário. Esta plataforma foi criada pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) com o objetivo de divulgar atividades culturais, desportivas, científicas e de responsabilidade social, de forma a ajudar os novos alunos e afirmar as instituições como guias do conhecimento na sociedade.

O álbum de fotos do M[EE]TING – Engenharia e Design está disponível em: https://www.facebook.com/escoladeengenhariaum/

+ info: facebook.com/events
1