Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Jubilação de Maia Neves, fundador da área da Inteligência Artificial na UMinho Voltar

sexta-feira, 09/02/2018    Auditório A1, CP I, campus de Gualtar, Braga
Jubilação
Convidamos V. Exª para a cerimónia de jubilação de José Carlos Ferreira Maia Neves, Professor Catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Investigador do Centro ALGORITMI da mesma universidade. A cerimónia terá lugar no dia 9 de Fevereiro de 2018, às 16h00, no Anfiteatro B1 do Complexo Pedagógico 2, no Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) realiza esta sexta-feira, dia 9, a cerimónia de jubilação do seu professor catedrático José Maia Neves, às 16h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga. O fundador da área de Inteligência Artificial na UMinho coordenou projetos pioneiros como o dermatologista digital, o arquivo legal online do Ministério da Justiça, a informatização do Ministério Público de Macau e recebeu os prémios Hospital do Futuro, Boas Práticas em Saúde e Portugal Digital, entre outros.

A cerimónia abre com o vice-reitor para o Desenvolvimento Institucional da UMinho, Ricardo Machado, o presidente da EEUM, João Monteiro, o diretor do Departamento de Informática, Pedro Henriques, o diretor do centro de investigação Algoritmi, José Machado, e o presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, Paulo Novais. Seguem-se os testemunhos de José Marques dos Santos, ex-reitor da Universidade do Porto, Senén Barro, ex-reitor da Universidade de Santiago de Compostela, Sérgio Machado dos Santos, ex-reitor da UMinho, e Carlos Ramos, vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto. A sessão termina com a última lição de José Maia Neves.

José Carlos Ferreira Maia Neves nasceu há 70 anos em Vila do Conde. Formou-se em Engenharia Química e doutorou-se em Ciências da Computação pelas universidades de Coimbra e Heriot Watt (Escócia), respetivamente. Leciona na UMinho desde 1977/78, quando surgiu o curso de Engenharia de Produção, com um ramo de Sistemas e Informática, que se autonomizaria em 1983. Foi dos primeiros a prestar serviços ao exterior (nos setores têxtil, do calçado, clínico e judicial) e fundou a área de IA na UMinho, hoje com 70 investigadores, desde a engenharia informática ao direito e à biomédica. Tem um percurso reconhecido internacionalmente, com mais de 300 publicações científicas e milhares de citações.

O professor catedrático aposentado do Departamento de Informática e investigador do Centro Algoritmi trabalhou em áreas como a representação de conhecimento e raciocínio, a computação lógica e a aprendizagem por computador, mas cruzando também a psicologia, a economia, o direito e a saúde, por exemplo. Recebeu bolsas do British Council ou da Fundação Gulbenkian, liderou projetos com fundos nacionais e europeus e desenvolveu parcerias científicas com instituições da Rússia, China, Reino Unido, Angola, Alemanha, Suécia, Austrália, Japão, Espanha e EUA, entre outros.

Programa


Abertura
Prof. Ricardo Machado, Vice-reitor da Universidade do Minho
Prof. João Monteiro, Presidente da Escola de Engenharia
Prof. Pedro Henriques, Diretor do Departamento de Informática
Prof. José Machado, Diretor do Centro ALGORITMI
Prof. Paulo Novais, Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial

Testemunhos
Prof. Carlos Ramos, Instituto Politécnico do Porto
Prof. José Marques dos Santos, ex-Reitor da Universidade do Porto
Prof. Senén Barro, ex-Reitor da Universidade de Santiago de Compostela
Prof. Sérgio Machado dos Santos, ex-Reitor da Universidade do Minho

Última Lição
Prof. José Maia Neves

Porto de Honra

- Vídeo da sessão (1h31m): www.youtube.com/watch?v=fanMqKrnpuQ&t=1s

+Info: www.di.uminho.pt, algoritmi.uminho.pt/cerimonia-de-jubilacao-do-professor-jose-carlos-maia-neves
algoritmi.uminho.pt/member-profile/jose-carlos-ferreira-maia-neves/0000069, www4.di.uminho.pt/~jmn
www.appia.pt/2018/01/22/jubilacao-do-professor-jose-carlos-ferreira-maia-neves
​​​​​​​​   Flyer.pdf
Jubilação
Convite