Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

12ª edição da RoboParty Voltar

quinta-feira, 29/03/2018   
RoboParty
O evento teve lugar no Campus de Azurém, em Guimarães, de 22 a 24 de março.
A RoboParty, evento de caráter pedagógico que ensina a construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e divertida, chegou este ano à sua 12ª edição com 500 participantes e equipas internacionais da Dinamarca e do Brasil.

A 12ª edição da RoboParty teve lugar entre os dias 22 e 24 de março, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho (UMinho), no Campus de Azurém, em Guimarães. O evento foi organizado pelo Grupo de Automação, Controlo e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e pela empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda, uma spin-off da UMinho. Na RoboParty, o objetivo é aprender a construir robôs móveis autónomos, em equipas de 4 pessoas, e num ambiente de entreajuda e fair-play.

“As componentes educacional, científica e tecnológica são as mais importantes na RoboParty, pois os jovens aprendem a programar e a construir um robô. A robótica é, cada vez mais, uma área de futuro, e quanto mais cedo ensinarmos estes jovens, melhor será o seu desempenho nas universidades e no mercado de trabalho”, reforçou Fernando Ribeiro, um dos coordenadores desta iniciativa e Professor Associado com Agregação no DEI da EEUM.

A sessão de abertura solene contou com as intervenções do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, Nuno Lau, do Presidente da EEUM, João L. Monteiro, entre outras individualidades. Os presentes destacaram a importância deste evento ao nível da educação, da tecnologia e da permuta de conhecimento entre os jovens.

A maioria dos participantes tem entre 15 a 18 anos e vem maioritariamente de escolas secundárias de norte a sul do país. Motivação, diversão e vontade de aprender foram as palavras-chave nos três dias do evento.

A RoboParty é um evento de 3 dias e 2 noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco cama (ficam alojados no RoboHotel) e um computador e passam o tempo a construir e programar um robô com as suas próprias mãos. No final, o robô é entregue à equipa.

+ info: http://www.roboparty.org; http://www.dei.uminho.pt
RoboParty