Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM organiza o maior Festival Dinâmica de Mecanismos da Península Ibérica Voltar

segunda-feira, 02/07/2018   
DM
150 alunos participam na maior competição ibérica que reúne os cursos de Engenharia Mecânica, do Produto e de Polímeros
O Festival Dinâmica de Mecanismos, que decorreu nos dias 4 e 5 de junho, contou com mais 150 alunos em provas de lançamento de projéteis e de minicarros em descidas e acelerações. A competição foi o culminar do trabalho realizado ao longo do semestre e o resultado dos estudos teóricos realizados.

Os mecanismos realizados têm em conta os princípios da mecânica e procuram os melhores desempenhos, soluções criativas, design inovador e sustentabilidade ambiental em três provas distintas, onde os alunos foram avaliados, mas também premiados pelos melhores trabalhos realizados. Os alunos contaram também com o apoio de vários patrocinadores, com materiais, equipamentos e soluções técnicas. Para Paulo Flores, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica, “a ideia é que já no primeiro ano os alunos tenham desafios de carácter prático”.

A iniciativa, que já tem uma dimensão comparável a eventos do Reino Unido, despontou há uma década, num registo mais contido, com o professor José Luís Alves a propor aos alunos projetos de caráter aberto, ou seja, com várias soluções possíveis, através de protótipos físicos e virtuais, adequando a complexidade ao seu grau de formação e à sua ligação à profissão, valorizando assim a avaliação e a aprendizagem em contextos práticos.

Nesta edição, e pela primeira vez, além do curso de Engenharia Mecânica, a iniciativa contou também com alunos dos cursos de Engenharia de Produto e Engenharia de Polímeros como convidados.
DM