Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM acolhe novos alunos Voltar

quinta-feira, 28/09/2017   
1
A Universidade do Minho (UMinho) deu as boas vindas aos cerca de 2800 alunos que escolheram a Academia minhota para o seu percurso no ensino superior. Os novos alunos ouviram pela primeira vez o Reitor, António Cunha, e o Presidente da Associação Académica da UMinho (AAUM), Bruno Alcaide, nas cerimónias de boas vindas que decorreram nos campi de Azurém e Gualtar no dia 18 de setembro.
O Reitor da UMinho referiu que é “pelo conhecimento que conseguiremos o desenvolvimento económico-social necessário para o bem-estar das sociedades, que garantiremos o futuro da humanidade, assegurando a sustentabilidade do planeta Terra e a paz entre as populações”. António Cunha dedicou ainda uma palavra de agradecimento aos novos estudantes da Academia: “Agradeço terem escolhido a Universidade do Minho para a realização da vossa formação superior. Os estudantes são a razão de ser da Universidade e os novos estudantes são a garantia do seu rejuvenescimento”. Também Bruno Alcaide destacou que o novo ano letivo será de “novas mudanças, experiências e aprendizagens”. O Presidente da AAUM reforçou que os novos alunos terão a oportunidade de “crescer em conhecimento enquanto profissionais, mas sobretudo como pessoas e cidadãos responsáveis, que ajudarão a construir uma sociedade melhor”.

As cerimónias contaram com a presença da Presidência da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e dos diretores de curso dos projetos de ensino afetos à Escola: a licenciatura em Design e Marketing de Moda e os mestrados integrados em Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, Engenharia Física, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica e Engenharia Têxtil. A EEUM viu preenchida a totalidade de vagas dos cursos de licenciatura e mestrado integrado na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A nível nacional, a EEUM afigura-se como a terceira melhor Escola de Engenharia do país, de acordo com vários critérios: preenchimento total do número de vagas disponível, média do último aluno colocado, crescimento da procura nos mestrados integrados (ISP superior a 0,7 em 14 dos 15 cursos oferecidos pela EEUM), entre outros.

“Os excelentes resultados do Concurso Nacional de Acesso demonstram o sucesso e o empenho de toda a comunidade académica da EEUM na promoção da Engenharia da UMinho em torno da renovação do futuro. Estamos certos de que este ano letivo será marcado pela contínua afirmação da qualidade do ensino e investigação desta Escola, à qual nos orgulhamos de pertencer”, referiu o Presidente da EEUM, João L. Monteiro. Também Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM, destacou o sucesso e reconhecimento da Escola no quadro da Universidade: “Acredito que a escolha pela EEUM também se deveu ao trabalho da comunicação social. A ampla divulgação dada à Escola fez com que os novos alunos percebessem que a Engenharia é uma área com futuro”.

“Já sou licenciada em Engenharia Civil pela UMinho, mas agora que entrei no Mestrado Integrado em Engenharia Informática tenho um grande percurso pela frente. Espero conhecer mais pessoas e adquirir novas competências”, explicou Raquel Dias. Também João Pinheiro mostrou-se satisfeito por ter entrado em Engenharia Civil: “Fui bem recebido pelos colegas e professores e tem sido uma boa experiência até agora. A Universidade tem um bom ambiente e tenho grandes perspetivas para o futuro”. “Escolhi Engenharia de Polímeros porque é um dos cursos com um maior nível de empregabilidade. A EEUM é umas das Escolas mais reconhecidas no país, o que facilitou a minha escolha”, reiterou Beatriz Castro.

A UMinho está entre as três universidades mais atrativas de Portugal – registou o record de 99.56% de colocações no concurso nacional de acesso e deixa apenas 20 vagas para a segunda fase de candidaturas. Os dados confirmam a atratividade e o impacto desta academia nos últimos anos e a qualidade dos seus estudantes, refletida nas médias elevadas de entrada na maioria dos cursos.

O álbum de fotos das sessões de abertura do ano letivo está disponível em: https://www.facebook.com/pg/escoladeengenhariaum/photos/?tab=album&album_id=1428442740538309
1