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​Focusing Education on Composability, Comprehensibility and Correctness of Working Software

O projeto europeu Focusing Education on Composability, Comprehensibility and Correctness of Working Software, coordenado pela Technical University of Košice, na Eslováquia, é um projeto de parcerias estratégicas levado a cabo por investigadores da EEUM, em colaboração com mais 8 parceiros oriundos da Hungria, Países Baixos, Portugal, Bulgária, Croácia e Roménia.

Este projeto facilitou o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e a transferência de conhecimento entre os países parceiros, apoiando, assim, o desenvolvimento de conteúdos, pedagogias e práticas na área das Tecnologias de Informação e Computação. Através da organização de várias formações, incluindo teacher trainings e summer schools, permitiu-se praticar e ensinar com mais eficiência a área de ciências da computação.

De acordo com pesquisas recentes, nos próximos anos haverá um número crescente de empregos abertos para programadores e program designers na Europa Central e países vizinhos. Deste modo, a equipa de investigadores defende que a ciência da computação, especialmente a programação funcional e as tecnologias de software, devem ter um papel enfatizado no ensino superior. O Focusing Education on Composability, Comprehensibility and Correctness of Working Software aborda as necessidades dos alunos e professores universitários obterem conhecimento de profissionais e investigadores altamente conceituados num ambiente internacional, de forma a aumentarem a sua competitividade na investigação e na indústria.

Numa primeira fase, a formação dotou os professores na área de programação de novos gadgets  e ferramentas, que os permite uma orientação mais personalizada aos alunos. Na segunda formação de professores foram apresentados vários temas na área de ciências da computação, bem como a apresentação de boas práticas das universidades parceiras e forneceu aos participantes técnicas de preparação de summer schools.

"Dois importantes resultados alcançados pelo projeto foram a realização de duas escolas para alunos de pós-graduação CEFP (Central European School on Functional Programming), em 2018 (Kosice) e 2019 (Budapeste), que permitiu a 20 alunos de pós-graduação do Uminho participarem", refere João Saraiva, investigador do projeto. Os tutoriais apresentados nesta escola foram realizados por membros do consortium, incluindo pelo João Saraiva, e permitiu definir várias colaborações em termos científicos e pedagógicos, entre os membros da rede.

Com início em setembro de 2017 e concluído em agosto de 2019, a equipa contou com o João Saraiva, Professor do Departamento de Informática e investigador do HAsLab -  High-Assurance Software Laboratory.