Alunos da EEUM distinguidos no DesignDAY - Guimarães Green Urban Challenge Voltar

segunda-feira, 12/09/2016
Iniciativa conjunta do Programa MIT Portugal, da Universidade do Minho e do Município de Guimarães, o DesignDAY - Guimarães Green Urban Challenge teve como objetivo desafiar os participantes a apresentar propostas criativas na área da mobilidade urbana. O concurso contou com cerca de 50 participantes provenientes de todo o país e com perfis variados, desde alunos de licenciatura a doutorados, com formação em engenharia, arquitetura ou design.
Vários alunos da EEUM foram distinguidos na primeira edição do DesignDAY, uma iniciativa promovida pelo Programa MIT Portugal, a Universidade do Minho e o Município de Guimarães, com o objetivo de encontrar soluções criativas na área da mobilidade urbana para implementar em Guimarães. Nesta edição, sob o tema “Increase/Stimulate the use of bicycle in the city of Guimarães” (Aumentar/Potenciar a utilização de bicicleta na cidade de Guimarães), os participantes foram desafiados a apresentar soluções inovadoras para a promoção da mobilidade urbana ciclável.

O projeto “B.Bus” foi o grande vencedor do concurso Guimarães Green Urban Challenge. A equipa, constituída por Flávia Barbosa, atual aluna do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnologias (MIT-Portugal) da EEUM, Pedro Baptista, licenciado em Design de Produto pela Universidade do Minho, e Raquel Figueiredo, aluna de doutoramento na área de Sistemas de Energia Sustentáveis do MIT Portugal na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentou um conceito de autocarro para utilizadores de bicicleta, permitindo que transportem as suas bicicletas no interior do veículo.

O projeto “Bicla do Rei”, desenvolvido por Ahmad Alshaghel, aluno do mestrado internacional Sustentabilidade do Ambiente Construído, Sophia Moraes, aluna do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas, e Diogo Cunha, aluno do mestrado em Tecnologia e Arte Digital, todos da EEUM, recebeu uma menção honrosa. Sob o tema “Implementing a social, economical and environmental bike-sharing system for Guimarães”, a equipa propôs uma rede inovadora de partilha e transporte de bicicletas utilizando a rede de transportes públicos como pontos móveis de recolha e entrega de bicicletas.

O concurso contou com cerca de 30 participantes provenientes de todo o país e com perfis variados, desde alunos de licenciatura a doutorados, com formação em engenharia, arquitetura ou design.

O DesignDAY é uma iniciativa que pretende criar uma plataforma de geração de ideias que permita ao Município distinguir e implementar aquelas que forem mais relevantes. A estreia deste evento foi dedicada ao setor da mobilidade urbana na cidade de Guimarães, tema que se enquadra no processo de candidatura a Capital Verde Europeia em 2020. A mobilidade e a criação de soluções sustentáveis na área de transportes continuam a ser um desafio das cidades modernas.

Mais informação: https://designday.wordpress.com/
DesignDAY_logo