Aluna da EEUM ganha Prémio Internacional na Techtextil de Frankfurt Voltar

terça-feira, 09/05/2017
Luani Costa, Mestre em Construção e Reabilitação Sustentável pela Universidade do Minho, venceu um dos prémios do 14º Concurso para estudantes “Textile Structures For New Building” da feira Techtextil 2017 – International Trade Fair for Technical Textiles and Nonwovens. A entrega de prémios será no dia 9 de maio.
Apoiado e patrocinado pela associação internacional TensiNet, além da parceria com a plataforma Architonic, o concurso destina-se a estudantes e jovens profissionais de Arquitetura e Engenharia Civil, Design de Produto ou áreas afins, valorizando as ideias e soluções inovadoras para os problemas atuais, através de projetos incorporando materiais têxteis.

Um dos prémios do concurso será entregue a Luani Costa, que distinguiu a arquiteta – atualmente investigadora nos centros de investigação 2C2T e ISISE da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) – pelo desenvolvimento de um painel arquitetónico inteligente, usando estrutura ativa em flexão e materiais têxteis multifuncionais integrados ao princípio da arquitetura cinética. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em Construção e Reabilitação Sustentável, realizado na EEUM, com o título “Desenvolvimento de Estrutura Arquitetónica Têxtil Inteligente e Ativa em Flexão”.

O projeto corresponde a uma solução estrutural – um painel – inspirado nas folhas das plantas, que possa ser incorporado em novas construções ou reabilitações de edifícios existentes, de modo a ser aplicado em fachadas ou coberturas, ou em outras situações semelhantes. Usando o conceito da arquitetura cinética integrado com membranas têxteis, o painel adapta-se facilmente às condições ambientais, tais como o vento, a chuva, a incidência solar, bem como às necessidades dos utilizadores, através do comportamento flexível dos materiais, possibilitando um melhor desempenho funcional nos edifícios.

A dissertação de mestrado de Luani Costa teve a supervisão do Professor Raul Fangueiro e a coorientação do Professor Luís Ramos, ambos do Departamento de Engenharia Civil da EEUM. Atualmente, formam uma equipa de trabalho para o desenvolvimento de uma nova área de investigação relacionada com Estruturas em Membranas Inteligentes.

+ info: https://techtextil-student.com
Foto: facebook de Luani M. Costa
Foto: Jornal Têxtil
Vencedores no 1º dia da Techtextil 2017, incluindo Luani Costa (segunda, à direita)