Investigadoras da EEUM galardoadas com o Prémio Isabel Themido Voltar

quinta-feira, 28/09/2017
As investigadoras Ana Maria Rocha e Edite Fernandes receberam o prémio outorgado pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional durante o IO2017 - XVIII Congresso da APDIO.
Ana Maria Alves Coutinho Rocha, docente do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e Edite Manuela Graça Pinto Fernandes, docente aposentada do DPS, ambas investigadoras do Centro ALGORITMI, foram galardoadas com o Prémio Isabel Themido pelo artigo “A shifted hyperbolic augmented Lagrangian-based artificial fish two swarm algorithm with guaranteed convergence for constrained global optimization”. Maria Fernanda Pires Costa, investigadora do Centro de Matemática da Universidade do Minho, é também autora do artigo.

Publicado em 2016 na revista “Engineering Optimization”, o artigo apresenta uma nova função de penalidade hiperbólica e propõe um algoritmo para resolver problemas não convexos de otimização global com restrições, que inclui a prova de convergência global. O algoritmo foi implementado com uma metaheurística estocástica e pode ser aplicado a todo o tipo de problemas. Os resultados mostram a eficácia da estratégia proposta através de uma melhoria na qualidade das soluções.

O prémio foi atribuído durante o IO2017 - XVIII Congresso da APDIO, que decorreu, de 28 a 30 junho de 2017, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. “Foi com enorme prazer e satisfação que recebi a comunicação da atribuição do Prémio Isabel Themido 2017. Em nome de todos os autores, aproveito para agradecer o prémio e expressar uma enorme honra pelo facto de tão ilustre júri ter reconhecido a qualidade do trabalho”, refere Ana Maria Rocha.

O prémio destina-se a galardoar os melhores artigos científicos publicados, durante o biénio 2015/16, por associados da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), sociedade científica que congrega a comunidade portuguesa interessada em Investigação Operacional.

+ info: http://apdio.pt/web/io2017/home