Paulo Flores homenageado na China Voltar

quarta-feira, 25/10/2017
Paulo Flores, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi homenageado na China. A distinção teve lugar no dia 27 de setembro, na Universidade de Changzhou, no mesmo país.
Paulo Flores, Professor Catedrático do DEM e ex-aluno da EEUM, foi homenageado pela Universidade de Changzhou, na China. A distinção deveu-se à estreita cooperação científico-pedagógica com aquela instituição de ensino superior, nos domínios da Dinâmica de Mecanismos, Micromáquinas e Sistemas Mecatrónicos.

A Universidade de Changzhou destaca-se nos domínios da inovação tecnológica e na transferência de conhecimento dos seus graduados e investigadores para o tecido empresarial. A homenagem decorreu no âmbito da Conferência Internacional sobre Robótica e Fabrico Inteligente, que contou com a presença de várias centenas de participantes. A palestra de Paulo Flores esteve subordinada ao tema “Desenvolvimentos Recentes em Biomecânica e Dispositivos Médicos”, onde o investigador abordou alguns dos desafios e projetos que têm sido levados a cabo no âmbito da Engenharia Mecânica.

Nas palavras de Paulo Flores, esta homenagem representa “a excelência que a Engenharia Mecânica da EEUM alcançou na última década. Na verdade, a nossa Engenharia Mecânica continua ao nível do melhor que se faz em todo o mundo. A nível pessoal, esta distinção reflete, por um lado, o reconhecimento do trabalho desenvolvido e, por outro, é motivo de orgulho e felicidade pelo caminho escolhido e trilhado”.

Paulo Flores licenciou-se em 1997 em Engenharia Mecânica e obteve em 2005 o grau de Doutor também em Engenharia Mecânica, ambos pela Universidade do Minho. É Professor Catedrático no DEM da EEUM desde 2013, e a sua atividade de investigação centra-se na Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Ciência de Mecanismos, Tribologia, Mecânica Computacional, Biomecânica e Projeto de Dispositivos Médicos e Ensino Superior.

É autor de cerca de meio milhar de publicações científicas, técnicas e pedagógicas e foi distinguido com várias dezenas de prémios científicos nacionais e internacionais. Esteve envolvido na organização de inúmeros encontros científicos nacionais e internacionais, e tem sido convidado para proferir palestras e avaliar projetos científicos para organismos internacionais. É membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS-UMinho), onde coordena o grupo de investigação em Sistemas e Aplicações Biomédicas. É, desde 2016, editor-chefe da revista Mechanism and Machine Theory, a mais prestigiada revista científica no domínio das máquinas e mecanismos. Preside atualmente a Sociedade Portuguesa de Biomecânica. Paulo Flores é ainda Diretor do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas e Coordenador da área focal Engineering Design and Advanced Manufacturing (EDAM-UMinho) no âmbito do programa MIT Portugal.

+ info: http://www.dem.uminho.pt/; http://www.mems.dei.uminho.pt/