Investigadores do ISISE recebem prémio da APAET Voltar

quinta-feira, 29/09/2016
Autores
Prémio Engª Cruz Azevedo relativo ao ano de 2015, instituído pela Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET), atribuído ao artigo “Determinação da rigidez de uma areia com recurso a bender elements e acelerómetros: princípio de medição e aplicações”.
Cláudio Pereira, António Gomes Correia e Nuno Araújo, investigadores do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE)​​​ da EEUM, receberam o prémio Engª Cruz Azevedo 2015. O artigo, publicado no nº 24 da Revista Mecânica Experimental, foi considerado por um júri de seleção o de maior mérito científico e técnico publicado naquela revista durante o ano de 2015. O artigo tem também co-autoria de Cristiana Ferreira, investigadora do CONSTRUCT – Instituto de I&D de Estruturas e Construção da Universidade do Porto.

O artigo, intitulado “Determinação da rigidez de uma areia com recurso a bender elements e acelerómetros: princípio de medição e aplicações”, aborda o desenvolvimento de novas técnicas para a determinação da rigidez dos solos em laboratório, baseadas na determinação direta da velocidade de propagação de ondas sísmicas, em particular a medição e interpretação de velocidades de ondas sísmicas em ensaios realizados numa areia através do uso combinado de bender elements e acelerómetros. A tecnologia poderá ser potencialmente expandida para aplicações a uma vasta gama de geomateriais.

O prémio será entregue durante o banquete do Congresso Nacional de Mecânica Experimental que se realizará e 12 a 14 de outubro no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

+ Info
: www.isise.net