DEXGELERATION

Nome do projeto: DEXGELERATION - Soluções avançadas de Regeneração Óssea com Base em Hidrogéis de Dextrino

Resumo:

O projeto DEXGELERATION tem por propósito o desenvolvimento de estratégias e soluções sofisticadas de regeneração óssea, que terão por matriz uma plataforma injetável promissora patenteada (hidrogel de dextrino), e que combinarão de forma única outros biomateriais avançados (Bonelike, células estaminais, micropartículas de PLGA, matriz extracelular) dos copromotores em produtos finais. Estes visam necessidades clínicas prementes em regeneração óssea, identificadas por cirurgiões ortopédicos nacionais (parceiros do projeto). Foram identificadas como necessidades clínicas a visar os defeitos ósseos críticos, a não-união/consolidação de fraturas e as osteomielites. O potencial clínico destes novos produtos será validado através de ensaios pré-clínicos em animais que terão coordenação da UTAD.

O projeto contempla ainda objetivos relacionados com o estudo e otimização da produção do hidrogel de dextrino em larga escala, o desenho de dispositivos de administração adequados às soluções e a preparação de dossiês para aprovação regulamentar e clínica de ensaios, das soluções e dos seus componentes críticos. O alcance dos importantes milestones técnicos previstos no projeto estará na base de um conjunto de ações de valorização que poderão ter um impacto significativo na competitividade da região Norte.

Data de início: setembro 2013

Data de conclusão: junho 2015

Orçamento:
CEB: 131.131,00€
Total: 466.576,00€

Equipa:
CEB-EEUM: Miguel Gama, Alexandra Rodrigues, Catarina Rodrigues, Isabel Pereira, Manuela Oliveira
Biosckin: José Domingos dos Santos, Dina Silva
UTAD: José Eduardo Pereira

Consórcio: Centro de Engenharia Biológica (EEUM); Biosckin, Molecular and Cell Therapies S.A.; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mais informação em: http://www.ceb.uminho.pt/Projects/Details/1502