HMIExcel

Nome do projeto: HMIExcel - I&D crítica em torno do ciclo de desenvolvimento e produção de soluções multimédia avançadas para automóvel

Resumo:
O projeto HMIExcel foi um projeto estruturante de I&D, de interesse estratégico nacional e promovido em co-promoção entre a Bosch Car Multimedia Portugal e a Universidade do Minho. O projeto contemplou o maior investimento conjunto em I&D (cerca de 19 M€) de dois importantes agentes da economia nacional numa das regiões mais industrializadas do país, e visou o desenvolvimento de produtos, processos e soluções inovadoras à escala global, que possibilitaram a abertura de novas dimensões na área da mobilidade automóvel, revolucionando a relação entre o condutor, passageiros e veículo. Este projeto aprofundou consideravelmente o capital intelectual e humano da empresa Bosch no quadro do seu processo de reconversão acelerada para um perfil produtivo assente em inovação e elevada intensidade tecnológica. Espera-se que o salto qualitativo resultante permita à empresa afirmar-se como líder mundial de novas soluções multimédia para automóvel com base em sistemas avançados de interação homem-máquina (HMI). A Universidade do Minho comprovou a sua excelente capacidade de ligação ao meio e de transferência de conhecimento aplicável à indústria, ao mesmo tempo que o projeto HMIExcel tornou Portugal mais competitivo, permitindo apresentar investigação, desenvolvimento e produção de tecnologia nacional com excelente reputação, equiparável ao que melhor se faz na europa e no mundo. Os desenvolvimentos tecnológicos gerados pelo projeto irão traduzir-se em vendas internacionais na ordem dos mil milhões de euros entre 2015 e 2018.

Data de início: maio 2013

Data de conclusão : junho 2015

Orçamento: 19.400.000,00€

Equipa da UMinho: equipa formada por cerca de 170 investigadores de vários departamentos e centros de investigação, coordenados por António J. Pontes (Investigador Responsável e coordenador geral UMinho do projeto HMIExcel) e Eduardo Bacelar Pinto (Responsável gestão do projeto UMinho do projeto HMIExcel)