Lamitech

O presente projeto demonstrador teve como objetivo demonstrar tecnologias avançadas no âmbito dos laminados técnicos ativos, que, partindo de atividades de I&D concluídas com sucesso em dois projetos QREN I&DT anteriores, visaram evidenciar, perante um público especializado, e em situação real, as vantagens económicas e técnicas de novas soluções tecnológicas que não se encontravam suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial. O conhecimento gerado no âmbito de dois projetos QREN I&DT permitiu o desenvolvimento de laminados técnicos ativos com funcionalidades de aquecimento, geração de energia, interatividade, isolamentos térmico e acústico, que, no âmbito deste projeto, foram otimizados de forma a serem integrados nos mercados da construção civil, arquitetura e transportes. A combinação destas tecnologias deu origem a um portfólio de produtos comercialmente vantajosos, para as áreas indicadas. Para evidenciar a vantagens económicas foram levadas a cabo diversas atividades que permitam fechar o ciclo do desenvolvimento do produto, nomeadamente, a validação em condições reais de utilização, a preparação dos relatórios de validação técnico-científica baseados na criação de um modelo demonstrador direcionado para os públicos-alvo, a criação de um portefólio de produtos, e, por fim, o desenvolvimento de um plano de comunicação que propicie de uma forma dinâmica e interativa a divulgação ampla dos resultados junto dos mercados/consumidores identificados. Para atingir os objetivos propostos, a ERT contou com a parceria da Universidade do Minho, a partir da sua interface TECMINHO.

Data de início:

01/12/2015

Data de conclusão:

31/05/2017

Orçamento:

O projeto Lamitech - Laminados técnicos ativos para a construção, arquitetura e transportes é cofinanciado pelo FEDER no âmbito do programa COMPETE 2020 e conta com 359.900,7 € de investimento, um custo total elegível de 359.900,71 € e um incentivo de 184.951,93€.

Equipa:

Raul Fangueiro