NETT

Nome do projeto: NETT - Tecnologias Transformativas em Engenharia Neuronal

Resumo

A Engenharia Neuronal é uma nova área de estudos que combina engenharia, física e neurociência para a conceção e desenvolvimento de sistemas de interface cérebro-computador, computadores cognitivos, robôs cognitivos e próteses neuronais. Para levar a cabo a implementação de futuras tecnologias transformadoras é necessário formar uma nova geração de jovens investigadoras, que possam integrar ideias e competências numa multiplicidade de saberes. Com o objetivo de responder às áreas-chave prioritárias do FP7 em investigação multidisciplinar, o projeto NETT formará investigadores juniores (ESR - Early Stage Researcher) e investigadores seniores (Experienced Researcher - ER) utilizando uma seleção de módulos de formação estruturados e vocacionados para a indústria, com competências de topo em matemática, física, neurociência e bioengenharia, tanto a partir da academia como do setor privado. Identificámos já alguns dos desafios chave na Engenharia Neuronal e concebemos um conjunto de projetos interrelacionados que, combinando as competências de matemáticos, físicos, neurocientistas e bioengenheiros, contribuirão para gerar tecnologias transformadoras para novos sistemas de reconhecimento de voz, redes de laser de inspiração neuronal para o processamento de informação, interfaces cérebro-computador (BCIS), robôs com capacidades cognitivas, robôs com movimentos similares aos humanos e próteses neuronais para reforçar ou reparar funções sensoriomotoras.

Data de início: 01/09/2013

Data de conclusão: 31/08/2016

Orçamento: 5.329.090,99 €

Equipa:
UMinho: Estela Bicho (ALGORITMI), Wolfram Erlhagen (CMAT), Sergio Monteiro (ALGORITMI), Gianpaolo Gulleta (ALGORITMI /CMAT), Weronika Wotjak (ALGORITMI /CMAT), Luís Louro (ALGORITMI), Tiago Malheiro (ALGORITMI), Paulo Vicente (ALGORITMI).

Consórcio:
Full partners: Centro de Investigação ALGORITMI (ALGORITMI); Centro de Matemática (CMAT-ECUM); University of Nottingham; BitBrain Technologies; CNR; Imperial College London; Radboud University Nijmegen; Universitat Politecnica de Catalunya.
Associated Partners: INRIA; Brain Products; Multichannel Systems; Athens Information Technology; bioPmed; SMART Research BV; AMI-HPG; Cairn Ltd; Cortexica Ltd; National Instruments; Scientifica Ltd.

Mais informação em: http://www.neural-engineering.eu/