NOVELTEC

Nome do projeto: NOVELTEC - Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Suporte à Criação de Produtos Inovadores

Resumo

Sendo um dos projetos âncora da PortugalFoods, o projeto NOVELTEC procura dotar as empresas de novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos alimentares novos e inovadores. O setor agroalimentar representa um peso significativo no produto nacional, caracterizando-se pela exigência tecnológica e qualitativa crescente a que está exposto. O agroalimentar é ainda um dos sectores mais importantes da União Europeia assumindo-se como um forte motor na criação de PME e de emprego. Em sequência dos desafios e potencial da fileira agroalimentar, surge o projeto demonstrador NOVELTEC cujo principal propósito se focou no desenvolvimento de novas tecnologias de suporte à criação de produtos inovadores ao nível do Processamento Óhmico, Processamento por Alta Pressão e Revestimentos Comestíveis. O NOVELTEC, que se constitui como um dos sete projetos âncora da PortugalFoods no triénio 2013-2015, ambicionou assim dotar as empresas agro-alimentares de competências científico-tecnológicas que mais tarde se traduzissem em vantagens competitivas quer a nível industrial, quer ao nível do mercado. A trabalhar conjuntamente durante trinta meses estiveram os 13 promotores que o projeto NOVELTEC uniu: universidades, empresas e a PortugalFoods.

Data de início: setembro 2011

Data de conclusão: fevereiro 2014

Orçamento: 1.110.086,45€ (recursos humanos) + 1.021.084,10€ (não-recursos humanos)

Equipa:
CEB-EEUM: José António Couto Teixeira, António Augusto Vicente
FRULACT: Equipa Inovação & Tecnologia da Frulact, com apoio de colaboradores de outros departamentos, nas suas áreas de especialidade
DECORGEL: Francisco Miranda, António Nunes, Carla Tavares, Alexandra Azevedo, Davide Ribeiro, Barbara Carneiro
Outros colaboradores de (Other members from): Pascoal & Filhos, S.A.; Ernesto Morgado, S.A.; DEROVO – Derivados de Ovos, S.A.; Quinta dos Moinhos Novos – Lacticínios, Lda; Quinta dos Ingleses Agro Indústria, S.A.; Sense Test - Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares, Lda.; Universidade de Aveiro; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Associação Integralar - Intervenção de Excelência No Setor Agro-Alimentar (PORTUGALFOODS).

Consórcio:
Frulact - Indústria Agro-Alimentar, S.A.; Pascoal & Filhos, S.A.; Ernesto Morgado, S.A.; Derovo - Derivados de Ovos, S.A.; Quinta dos Moinhos Novos-Lacticínios, Lda.; Quinta dos Ingleses Agro Industria, S.A.; Decorgel - Produtos Alimentares, S.A.; Sense Test - Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares, Lda.; Universidade do Minho; Universidade de Aveiro; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Associação Integralar - Intervenção de Excelência no Setor Agro-Alimentar (Portugalfoods).

Mais informação: http://portugalfoods.org/noveltec/