Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Ricardo Machado reconduzido como diretor do ALGORITMI Voltar

quarta-feira, 14/09/2016   
Tomada de posse ALGORITMI_1
A nova direção do Centro de Investigação ALGORITMI da EEUM tomou posse a 14 de setembro.
Ricardo J. Machado, Professor Catedrático do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da EEUM, foi reeleito Diretor do Centro de Investigação ALGORITMI para o triénio 2016-2019. A equipa de direção conta ainda com José Manuel Ferreira Machado (Professor Associado com Agregação do Departamento de Informática), José António Vasconcelos Oliveira (Professor Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas) e Jorge Miguel Nunes Santos Cabral (Professor Auxiliar do Departamento de Eletrónica Industrial) como Diretores Adjuntos.

No discurso de tomada de posse, o novo Diretor do ALGORITMI começou por agradecer à equipa de direção cessante, à equipa empossada e também aos serviços de apoio de secretariado assim como à comissão coordenadora do centro. Relativamente à atividade do centro, Ricardo J. Machado referiu as várias questões que marcaram a atividade do último triénio, tais como o processo de avaliação e respetivos resultados, que conduziram o ALGORITMI a uma posição atual de relevância a nível nacional na sua área temática principal, “Computer Science and Engineering”. Relativamente ao novo triénio, para além da continuidade das questões focais da atividade do centro de investigação, o diretor referiu ainda como principais objetivos a promoção de uma maior articulação com os departamentos que se associam à atividade do centro e o reforço da imagem e visibilidade externa das atividades do ALGORITMI.

Ricardo J. Machado é Professor Catedrático no Departamento de Sistemas de Informação e Diretor do Centro de Investigação ALGORITMI, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É Presidente da Mesa de Assembleia do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.pt). É presidente do Colégio Nacional de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros. Ricardo J. Machado é membro fundador do IEEE-IES Technical Committee on Education in Engineering and Industrial Technologies (EEIT). É também membro fundador do grupo de trabalho em Sistemas Embebidos do IFIP. Recebeu vários prémios técnicos e científicos, entre os quais o "2009 IEEE MGA Achievement Award".

O Centro de Investigação ALGORITMI desenvolve atividade de I&D no âmbito de quatro áreas principais: Sistemas de Informação, Tecnologias de Computação; Eletrónica, Energia, Robótica; Redes de Computadores, Computação Pervasiva; Investigação Operacional, Engenharia e Gestão Industrial. O ALGORITMI está organizado num conjunto de Grupos de Investigação, com estratégias próprias, mas mantendo uma filosofia aberta que promove a interdisciplinaridade entre os seus membros. As áreas de investigação neste centro dividem-se em: Tecnologias e Sistemas de Informação (IST); Ciência e Tecnologia da Computação (CST); Comunicações por Computador e Media Pervasiva (CCPM); Eletrónica Industrial (IE); Engenharia e Gestão Industrial (IEM); e Engenharia de Sistemas e Investigação Operacional (SEOR).

Mais informação: http://algoritmi.uminho.pt/
Tomada de posse ALGORITMI_1
Tomada de posse ALGORITMI_2
Tomada de posse ALGORITMI_3
Tomada de posse ALGORITMI_4