Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Projetos TRUST e DaLí iniciam atividade Voltar

segunda-feira, 19/09/2016   
Kick_off projetos
O Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da EEUM iniciou em setembro dois novos projetos na área da Engenharia de Software, financiados por fundos europeus e nacionais.
O Centro de Investigação de Software Confiável (HASLab), centro integrado I&D do INESC TEC e subunidade orgânica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), iniciou em setembro dois novos projetos na área da Engenharia de Software. O financiamento dos projetos TRUST e DaLí excederá, em conjunto, os 250 mil euros.

O projeto TRUST intitula-se “Conceção de Software Confiável usando Alloy” e será levado a cabo na Universidade do Minho, sob responsabilidade de Alcino Cunha, Professor Auxiliar do Departamento de Informática (DI) e um dos coordenadores do HASLab. O projeto conta com mais dois parceiros, mais concretamente, a Queen Mary University of London (EECS-QMUL), no Reino Unido, e o Office National d’Études et de Recherches Aérospatiales (ONERA), isto é, o Laboratório Nacional de Investigação Aeroespacial francês. A fase de conceção do software é crucial para se obter sistemas de alta qualidade que satisfaçam os requisitos, mesmo quando sujeitos a restrições de funcionamento severas. Isto é particularmente importante se o software em questão é crítico como, por exemplo, no controlo de aeronaves ou até de dispositivos médicos. Nestes casos, o incumprimento dos requisitos pode ter consequências catastróficas. Este projeto tem por objetivo propor extensões e novas ferramentas para a linguagem Alloy, uma das mais populares linguagens de especificação formal usadas na fase de conceção de software, por forma a simplificar a especificação e validação de requisitos em sistemas críticos complexos.

Já o DaLí, projeto intitulado “Lógicas dinâmicas para sistemas híbridos: para uma metodologia de desenvolvimento orientado a contratos”, será também levado a cabo na Universidade do Minho, e contará com a Universidade de Aveiro como parceiro. O responsável por este projeto é Alexandre Madeira, investigador pós-doutorado do HASLab e vencedor do Prémio IBM 2013. Este projeto tem como objetivo a definição de uma metodologia, que tem por base o uso de lógicas dinâmicas, para a conceção, modelação e verificação de sistemas híbridos, usando contratos como suporte a abstrações confiáveis de componentes.

O kick-off destes dois projetos decorreu nos dias 19 e 20 de setembro, no Departamento de Informática da EEUM, no Campus de Gualtar, em Braga, e contou com a presença de todos os membros dos projetos, incluindo os parceiros internacionais e alguns consultores. O financiamento será assegurado por Fundos FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), e por Fundos Nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação sobre os projetos poderá ser encontrada nos respetivos websites.
TRUST: http://trust.di.uminho.pt
Dalí: http://dali.di.uminho.pt
Projeto_TRUST
Projeto_DaLi
Kick_off projetos