Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

GÁVEA estuda presença dos municípios na internet Voltar

segunda-feira, 17/10/2016   
Ipic2016_1
Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, sediado no Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da EEUM, levou a cabo mais uma edição do estudo Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais.
Decorreu a 17 de outubro, em Lisboa, a apresentação púbica dos resultados da 8ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (Ipic2016). A sessão contou com a presença da equipa da Universidade do Minho responsável pela avaliação, de um representante da Secretária de Estado da Modernização Administrativa e da Agência para a Modernização Administrativa, dos responsáveis da Microsoft Portugal (que apoiou a presente edição do estudo e onde decorreu a sessão), bem como de vários representantes políticos das Câmaras Municipais premiadas.

A equipa da Universidade do Minho/GÁVEA responsável pela avaliação foi constituída pelos investigadores do GÁVEA Luís Miguel Ferreira e David Leal e por Delfina Sá Soares, Professora Auxiliar, e Luís Amaral, Professor Associado, ambos docentes do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da EEUM.

A apresentação dos resultados mais recentes do Ipic, publicado pela Universidade do Minho e que pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, contou com a atribuição de troféus às Câmaras Municipais classificadas nas três primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro sub-índices que o compõem.

Na presente edição, a Câmara de Alcochete registou a primeira posição no ranking global, seguida das câmaras municipais de Arcos de Valdevez e Sesimbra. Para a equipa de avaliação, “os resultados globais mostram um progresso significativo do desempenho das Câmaras Municipais portuguesas em matéria de presença na Internet, pese embora o facto de haver um enorme caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da qualidade das interações com os munícipes e dos serviços prestados online”.

Para o cálculo do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites camarários, 32 grupos de indicadores desagregados agrupados em 4 critérios (Conteúdos: tipo e atualização; Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação).

O GÁVEA – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação é um laboratório de I&D sem fins lucrativos, funcionalmente dependente do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da EEUM. Congrega vários especialistas de diferentes áreas – Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Informática de Gestão, Economia, Gestão e Estatística. O GÁVEA tem como missão promover o estudo e desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, contribuindo para uma melhor compreensão das suas realidades, tendências e promoção de projetos de I&D.

O relatório está disponível no site do
GÁVEA, em http://gavea.dsi.uminho.pt
Ipic2016_1
Ipic2016_3
Ipic2016_4
Ipic2016_5