Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM marca presença no Festival Semibreve Voltar

sexta-feira, 28/10/2016   
MTAD Semibreve_1
Alunos do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da EEUM levam arte digital ao Semibreve com a instalação “OoaT”.
Os alunos do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital (MTAD) da EEUM Diogo Cunha e José Ismael Graça apresentaram uma instalação artística no Festival Semibreve, destacado como um dos 26 festivais mais interessantes do mundo pela publicação inglesa Dazed and Confused.

OoaT é uma instalação interativa em que pelos movimentos e gestos do sujeito interatuante se exploram elementos generativos visuais e sonoros. Apresenta-se minimalista na interface, sendo sustentada pela naturalidade dos movimentos corporais. Além disso, ainda omite qualquer representação do sujeito interatuante na dimensão digital. Pretende-se, assim, possibilitar, com base numa semiótica própria, um diálogo tendente à descoberta progressiva da interação.

“O processo criativo inerente a esta obra fundamenta-se na modelação e implementação algorítmica de um Sistema Autónomo. Assim, num exercício partilhado entre o autor, o sistema digital e o sujeito interatuante emergem, por processos algorítmicos determinísticos e inspirados no mundo natural, resultados com dimensão estética não previstos a priori”, referem os autores.

A instalação artística foi desenvolvida no âmbito do projeto integrado do primeiro ano do MTAD, em colaboração com o engageLab, um Grupo de Investigação ad-hoc do Centro de Investigação ALGORITMI da EEUM, sediado no Campus de Couros da UMinho.

O Festival Semibreve decorreu de 28 a 30 de outubro, em Braga, ocupando espaços como o Theatro Circo, o gnration e a Casa Rolão. Organizado pela AUAUFEIOMAU, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e Fundação Bracara Augusta, o Semibreve afirmou-se como um evento incontornável no panorama da música eletrónica nacional e internacional, proporcionando espetáculos de alguns dos artistas mais relevantes da atualidade no domínio da música eletrónica e contribuindo para a divulgação de produção científica no campo das artes digitais produzida por instituições de referência, tais como a Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Católica, Fundação Bienal de Cerveira e Digitópia/Casa da Música.

MTAD Semibreve_2
MTAD Semibreve_3
MTAD Semibreve_4
MTAD Semibreve_5
MTAD Semibreve_1