Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

João Luiz Afonso é o novo Diretor do Departamento de Eletrónica Industrial da EEUM Voltar

25/01/2017 - 26/02/2017   
04
João Luiz Afonso, Professor Associado com Agregação do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM, tomou posse a 3 de janeiro como Diretor do DEI da EEUM.
João Luiz Afonso, Professor Associado com Agregação do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM, foi eleito diretor deste departamento para o biénio 2016-2018. A equipa da direção conta ainda com Graça Maria Henriques Minas, Professora Associada do DEI, como diretora-adjunta.

Nas palavras de João Luiz Afonso, a nomeação é vista como uma oportunidade de “melhorar em conjunto para que o sucesso seja de todos nos próximos anos”, refere o docente. “Outro dos nossos objetivos é fazer com que os alunos que trabalham connosco saiam da Universidade do Minho com a melhor formação possível e que todos nós – enquanto país e Universidade – possamos lucrar com isto”, termina.

João Luiz Afonso licenciou-se em 1986 em Engenharia Eletrotécnica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, e obteve em 2000 o grau de Doutor em Eletrónica Industrial pela Universidade do Minho. É Professor Associado no DEI da EEUM desde 1993, onde leciona as unidades curriculares de Máquinas Elétricas, Complementos de Eletrónica de Potência, Qualidade de Energia Elétrica, Filtros Ativos de Potência e Energias Renováveis.

Desenvolve a sua atividade de investigação no Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) – do qual é coordenador –, coordenando ainda a linha temática das Cidades Sustentáveis e Inteligentes do Centro de Investigação ALGORITMI. João Luiz Afonso orientou 50 teses de mestrado e 10 de doutoramento, tendo publicado mais de 180 artigos técnicos em conferências ou revistas científicas com referee.

Os principais objetivos do DEI compreendem a oferta de projetos de ensino de elevada qualidade nos domínios da Eletrotecnia, Eletrónica e Instrumentação, Eletrónica de Potência e Atuadores, Controlo, Automação e Robótica, Informática Industrial e Telecomunicações, e a cooperação na realização de atividades de investigação.

+ info: http://www.dei.uminho.pt/
01
02
03
04