Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

HASLab lança mais projetos na Cloud Voltar

25/01/2017 - 26/02/2017   
01
O Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da EEUM está a levar a cabo dois projetos europeus que visam a inovação tecnológica. Os projetos Cloud Setup e CloudDBAppliance já arrancaram e prometem revolucionar o mundo das novas tecnologias.
O Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da EEUM, juntamente com o Centro de Telecomunicações Multimédia (CTM), vai representar o INESC TEC no projeto Cloud Setup, promovido pelo consórcio MOG Technologies e INESC TEC.

Desenvolvido em particular para a área dos media, este projeto pretende investigar formas inovadoras e seguras de utilização da cloud em ambientes de produção profissionais de conteúdos audiovisuais. O Cloud Setup prevê ainda desenvolver um conjunto de ferramentas integradas, ligadas ao processo de tratamento de informação, isto é, capturar, transferir ou importar diferentes tipos de informação de vídeo, áudio ou imagem dos media.

De forma automática e compatível com sistemas de aquisição baseados em ficheiros (file-based), o projeto pretende implementar a capacidade de detetar segmentos específicos nos conteúdos audiovisuais e substituí-los por outros, adaptados a diferentes cenários de utilização.

O projeto Cloud Setup vai ao encontro de um conjunto de problemas e necessidades detetados no setor dos media, criados pela convergência das tecnologias de banda larga com os tradicionais sistemas de radiofusão, pela multiplicação das plataformas de visualização de conteúdos audiovisuais (televisores, smartphones, tablets), assim como pela crescente afirmação das plataformas cloud, que têm vindo a assumir-se como um dos veículos de distribuição prioritários destes mesmos conteúdos.

Ligado à inovação tecnológica na cloud está também o projeto CloudDBAppliance que promete revolucionar o sistema de bases de dados nas plataformas online.

O CloudDBAppliance, European Cloud In-Memory Database Appliance with Predictable Performance for Critical Applications, tem como objetivo construir uma plataforma de base de dados ao nível europeu que se baseia inteiramente em tecnologias cloud, promovendo o conceito “Database as a Service”, isto é, uma base de dados vista como um serviço com alta disponibilidade na cloud. Este projeto oferecerá previsibilidade nos padrões de performance, robustez e confiabilidade, tal como encontrada em instalações com arquiteturas centralizadas (mainframes).

Este projeto, cuja reunião de kick-off decorreu em dezembro de 2016, em Grenoble, França, conta com um consórcio constituído por 11 parceiros académicos e industriais, nomeadamente, Bull Atos Technologies, LeanXcale, ActiveViam, BTO, H3G, IKEA, INESC TEC, Technical University of Madrid, INRIA, Cloudbiz e SingularLogic. O projeto CloudDBAppliance será financiado com cerca de 5 milhões de euros da Comissão Europeia.

+ info: http://haslab.uminho.pt/
01