Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Alunos de Design e Marketing de Moda vestem um conto Voltar

quinta-feira, 26/01/2017   
02
Os alunos do 1º ano da licenciatura em Design e Marketing de Moda (DMM) da EEUM organizaram a sua primeira exposição aberta ao público na b-in (biblioteca interativa). A iniciativa já vai na quarta edição.
Chama-se “Vestir um Conto” e retrata a história da «Fada Oriana», da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta exposição revela o trabalho do design de moda dos alunos do primeiro ciclo, apenas quatro meses após o ingresso no curso. Neste intervalo, os alunos aprendem a trabalhar no formato projeto e a ter contacto com as técnicas de design para a criação de produtos de moda. O grande objetivo é fazer com que estes ganhem, desde cedo, uma maior autonomia para projetos futuros.

“Aqui ainda não estamos a falar de modelos de moda, mas sim de peças vestíveis. O que os alunos fazem é pegar num conto português, à luz de um espaço emblemático da cidade de Guimarães, e fundir os dois numa interpretação de um objeto vestível”, explica Joana Cunha, professora responsável pela iniciativa e diretora da licenciatura em DMM.

Ano após ano, a exposição ao público repete-se, mas nem sempre foi assim. Inicialmente, os alunos apresentavam os seus trabalhos aos professores em sala de aula e mudava apenas o conto que servia de mote à exposição. “Entendemos que este ano faria sentido ter um modelo de exposição aberto ao público, o que traz uma maior dignidade aos trabalhos, comparativamente às apresentações em sala”, defende Joana Cunha.

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a b-in foi o palco para a exposição dos alunos do 1º ano de DMM da EEUM. Quatro anos de uma iniciativa que promete voltar a “vestir um conto” já no próximo ano.

+ info: http://www.det.uminho.pt/pt-PT/
+ Galeria de Fotos
1
02