quinta-feira, 26/01/2017
Os alunos do 1º ano da licenciatura em Design e
Marketing de Moda (DMM) da EEUM organizaram a sua primeira exposição aberta ao
público na b-in (biblioteca interativa). A iniciativa já vai na quarta edição.
Chama-se “Vestir um
Conto” e retrata a história da «Fada Oriana», da autoria de Sophia de Mello
Breyner Andresen. Esta exposição revela o trabalho do design de moda dos alunos
do primeiro ciclo, apenas quatro meses após o ingresso no curso. Neste intervalo,
os alunos aprendem a trabalhar no formato projeto e a ter contacto com as
técnicas de design para a criação de produtos de moda. O grande objetivo é
fazer com que estes ganhem, desde cedo, uma maior autonomia para projetos
futuros.
“Aqui ainda não estamos a
falar de modelos de moda, mas sim de peças vestíveis. O que os alunos fazem é
pegar num conto português, à luz de um espaço emblemático da cidade de
Guimarães, e fundir os dois numa interpretação de um objeto vestível”, explica
Joana Cunha, professora responsável pela iniciativa e diretora da licenciatura em
DMM.
Ano após ano, a exposição
ao público repete-se, mas nem sempre foi assim. Inicialmente, os alunos
apresentavam os seus trabalhos aos professores em sala de aula e mudava apenas
o conto que servia de mote à exposição. “Entendemos que este ano faria sentido
ter um modelo de exposição aberto ao público, o que traz uma maior dignidade
aos trabalhos, comparativamente às apresentações em sala”, defende Joana Cunha.
Entre os dias 16 e 18 de
janeiro, a b-in foi o palco para a exposição dos alunos do 1º ano de DMM da
EEUM. Quatro anos de uma iniciativa que promete voltar a “vestir um conto” já
no próximo ano.
+ info: http://www.det.uminho.pt/pt-PT/
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