Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Semana da Escola de Engenharia 2017 Voltar

31/01/2017 - 26/02/2017   
01
No âmbito das comemorações do 42º aniversário, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) levou a cabo mais uma edição da Semana da Escola, de 16 a 21 de janeiro.
A Semana da Escola de Engenharia esteve marcada pelo tema “Escola – Região” e a EEUM foi a promotora do debate sobre o impacto da Escola a nível nacional e, sobretudo, no Minho, região Noroeste de Portugal. Sendo uma região marcada pela relevante atividade económica, a competitividade do Minho estará a par da inovação gerada pelo ecossistema de I&D&I, sob larga influência da UMinho e, em particular, da sua Escola de Engenharia.

O primeiro dia contou com workshops e sessões de esclarecimento sobre o ensino superior junto de psicólogos, pais e diretores de agrupamentos de escolas. Numa área tão abrangente como a Engenharia, o objetivo foi elucidar os agentes educativos sobre o acesso ao ensino superior, os serviços de apoio nas universidades, as possibilidades de carreira e as saídas profissionais dos futuros alunos da EEUM.

O segundo dia da Semana da Escola foi reservado para as escolas secundárias com uma série de atividades pelo campus de Azurém. Durante este dia, os alunos tiveram a oportunidade de visitar os diversos departamentos da EEUM, onde conheceram cada uma das áreas científicas. Realizada com o apoio dos núcleos de estudantes dos diversos cursos da EEUM pela primeira vez, este dia contou com a presença de 400 alunos.

O contributo da Engenharia para a valorização e desenvolvimento da região, a inovação, a empregabilidade e o futuro do país foi destacado no terceiro dia, através de uma discussão de propostas de intervenção trazidas pelos agentes políticos e económicos. O debate, moderado por Luís Amaral, membro do Conselho Geral da UMinho, contou com um painel com a participação de Ricardo Rio (Presidente da Câmara Municipal de Braga), Domingos Bragança (Presidente da Câmara de Guimarães), Nuno Feixa Rodrigues (Diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), António Marques (Presidente da Direção da Associação Industrial do Minho) e ainda João Monteiro, Presidente da EEUM.

O quarto dia da Semana da Escola decorreu com duas sessões plenárias sob o tema “Profissão – Engenheiro”. A iniciativa teve como objetivo reunir oradores que prestaram esclarecimentos aos estudantes sobre as oportunidades – mas também necessidades – de início de carreira. As sessões decorreram com a presença de entidades como o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), TecMinho, Liftoff, Caixa Geral de Depósitos e Ordem dos Engenheiros. Paralelamente às sessões plenárias, houve ainda espaço para a Cerimónia de Entrega das Bolsas de Estudo e Mérito em Engenharia Civil. Este prémio atribui Bolsas de Estudos aos 15 melhores alunos que ingressaram no Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, nos anos letivos de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017.

Nesta edição de 2017, a EEUM procurou reforçar a sua visibilidade e capacidade de atração de alunos e de financiamento estratégico. Os resultados do quinto dia – “Dia do Emprego” – foram promissores e o balanço final foram 1200 ofertas de emprego disponíveis e 48 empresas confirmadas. Nesta iniciativa houve espaço para apresentações e stands de empresas, informações sobre a profissão – no contexto nacional e internacional – e ainda informações sobre bolsas e projetos em Engenharia e Tecnologia.

A Semana da Escola terminou com a Cerimónia de Graduação, onde foram entregues os Livros de Graduação, Diplomas de Curso e os Prémios de Mérito.

A Semana da Escola de Engenharia constitui o evento por excelência de divulgação da EEUM junto da comunidade académica, da população estudantil do ensino secundário e da sociedade em geral.

+ info: https://www.eng.uminho.pt/pt/semanadaescola/
01