Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

43º Aniversário da Universidade do Minho Voltar

sexta-feira, 24/02/2017   
01
A Universidade do Minho (UMinho) celebrou a 17 de fevereiro de 2017 o seu 43º aniversário no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. Este ano, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na cerimónia solene de aniversário.
O evento contou com as intervenções do Reitor António M. Cunha, do Presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, do Presidente do Conselho Geral da UMinho, Álvaro Laborinho Lúcio, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, tendo sido encerrado pelo discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Prémio de Mérito Científico foi este ano atribuído a Paulo Lourenço, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM).

Foi também entregue a Medalha da Universidade aos funcionários mais antigos, entre os quais Maria Conceição Peixoto Marques, do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da EEUM.

Durante a cerimónia decorreu ainda a entrega de Prémios Escolares e de Cartas Doutorais.

Os seguintes alunos da EEUM receberam Prémios Escolares:

Mariana Isabel Barreiro Enes (Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial) foi homenageada com o Prémio Câmara Municipal de Guimarães (prémio atribuído ao melhor aluno de todos os cursos de 1º ciclo, lecionados no Campus de Azurém, que tenha concluído o curso com a melhor classificação, desde que igual ou superior a 16 valores).

Filipe Manuel Mota Miranda (Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica) foi distinguido, em ex-aequo, com o Prémio Caixa Geral de Depósitos (atribui anualmente 11 bolsas de estudo por mérito aos alunos bolseiros de ação social com melhor média dos cursos de graduação, um por cada Unidade Orgânica de Ensino e Investigação).

Micael Teixeira Gonçalves (Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial), Carlos Daniel Araújo Ferreira (Mestrado Integrado em Eletrónica Industrial e Computadores), Paulo Sérgio Cunha Vicente (Mestrado Integrado em Eletrónica Industrial e Computadores) e Pedro Miguel Cunha da Silva (Mestrado Integrado em Eletrónica Industrial e Computadores) foram distinguidos, em ex-aequo, com o Prémio Associação Industrial do Minho – AIM Indústria (atribuído ao melhor aluno dos cursos da Escola de Engenharia, com classificação final igual ou superior a 17 valores).

A aluna Inês de Castro Vasconcelos Martins do Amaral (Programa Doutoral em Engenharia Têxtil) recebeu a sua carta doutoral.

Os momentos musicais estiveram a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado pela Camerata – Orquestra de Cordas do Departamento de Música da UMinho, sob a direção do maestro Rui Paulo Teixeira.

+ info: www.uminho.pt/; https://www.facebook.com/uminhooficial/
01