Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Paulo Flores eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica Voltar

sexta-feira, 24/02/2017   
05
Paulo Flores, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da EEUM, foi eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB). Esta é a primeira vez que um Professor da EEUM assume o cargo.
Paulo Flores, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da EEUM, foi eleito Presidente da SPB para o biénio 2017-2019. A eleição aconteceu no 7.º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017), que decorreu no DEM da EEUM, em Guimarães, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2017.

Nas palavras de Paulo Flores, a eleição é vista como uma oportunidade de “consolidar os projetos e iniciativas anteriormente levadas a cabo e, por outro, promover ações e realizações em prol da comunidade da Biomecânica. Digo isto porque a EEUM tem sido a grande vencedora dos diversos prémios científicos que têm estado a concurso nas últimas edições do CNB”, refere o docente. “Gostaria que a SPB se renovasse e transformasse num espaço privilegiado, universal e de referência no que respeita à intervenção e representação das comunidades científicas e académicas, bem como da sociedade civil, empresarial e outras associações congéneres nacionais e internacionais”, conclui.

Paulo Flores licenciou-se em 1997 em Engenharia Mecânica e obteve em 2005 o grau de Doutor também em Engenharia Mecânica, ambos pela Universidade do Minho. É Professor Catedrático no DEM da EEUM desde 2013, e a sua atividade de investigação centra-se na Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Ciência de Mecanismos, Tribologia, Mecânica Computacional, Biomecânica e Projeto de Dispositivos Médicos e Ensino Superior.

Avaliou diversos programas e projetos científicos nacionais e internacionais. Proferiu, a convite, inúmeras palestras e seminários em Portugal e no estrangeiro. É membro da Unidade de Investigação FCT em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS-UMinho), onde coordena o grupo de investigação em Sistemas e Aplicações Biomédicas. É, desde 2016, editor-chefe da revista Mechanism and Machine Theory, a mais prestigiada revista científica no domínio das máquinas e mecanismos. Paulo Flores orientou dois investigadores de pós-doutoramento, seis teses de doutoramento, mais de três dezenas de teses de mestrado e 19 trabalhos de fim de curso. É autor ou coautor de mais de 350 publicações, tendo recebido mais de duas dezenas de prémios científicos nacionais e internacionais.

Fundada em 1989, a SPB tem como objetivo promover, divulgar e desenvolver a investigação em Portugal na área da Biomecânica. Para esse efeito iniciou em 2005 a organização de Congressos regulares onde a colaboração entre os investigadores nacionais é potenciada e a participação dos estudantes incentivada de forma a garantir o crescimento e a renovação desta área científica.

+ info: http://www.dem.uminho.pt/; http://www.mems.dei.uminho.pt/; http://www.spbiomecanica.com/

Fotos: Leonor Lapa
01
02
03
04
05