Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Projeto Europeu LeanBigData chega ao fim com avaliação positiva Voltar

segunda-feira, 29/05/2017   
01
O projeto Europeu LeanBigData, levado a cabo pelo Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), terminou recentemente. A equipa do HASLab da EEUM participou na avaliação final do projeto, que decorreu em Madrid, Espanha.
O projeto Europeu LeanBigData (Ultra-Scalable and Ultra-Efficient Integrated and Visual Big Data Analytics), onde o INESC TEC foi um dos parceiros, representado pelo HASLab da EEUM e pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), terminou em março com uma avaliação excelente pela Comissão Europeia. A instituição afirmou que o consórcio desenvolveu um trabalho científico muito bom, “com resultados excelentes”.

“Fazer mais rápido com menos recursos” foi o mote deste projeto que visou encontrar soluções para o processamento Big Data de forma analítica, combinando as capacidades de dados operacionais e analíticos. Com o propósito de combater as desvantagens existentes em cada tipo de dados, o LeanBigData deparou-se com três desafios em particular: os custos associados à migração dos dados operacionais para o processamento analítico, a falta de integração de tecnologias existentes para lidar com grandes volumes de dados e com os seus altos tempos de resposta e o apoio insuficiente fornecido pelo usuário final. Entre outros objetivos, o LeanBigData tentou ainda lutar contra estes ciclos de análise extremamente longos.

O projeto pode ser aplicado em quatro áreas diferentes, incluindo no alinhamento de débitos diretos financeiros – através da deteção de fraude de débito direto de forma oportuna e eficiente, na monitorização de centros de dados na cloud – pela monitorização e correlação do desempenho e na previsão de falhas, na publicidade direcionada – maximizando os impactos e resultados em tempo real e, finalmente, na análise de redes sociais.

Este projeto teve um financiamento global de cerca de €4M.

01
02