Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM recebe visita de Institutos Tecnológicos Indianos Voltar

quinta-feira, 29/06/2017   
01
A visita de Institutos Tecnológicos indianos à Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) foi realizada no âmbito de um programa coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, visando o reforço da cooperação científica entre estes institutos indianos e universidades portuguesas.
A EEUM recebeu no passado dia 22 de junho a visita de representantes de três Indian Institutes of Technology (IIT) – Gandhinagar, Roorkee e Madras. A deslocação a Portugal desta delegação visou o reforço da cooperação científica entre estes Institutos Indianos e Universidades Portuguesas/Escolas de Engenharia mediante o desenvolvimento de um “Joint collaborative program IIT – Portugal”, consubstanciado num Memorando de Entendimento. O roadmap incluiu visitas e encontros com responsáveis de Universidades, Escolas de Engenharia e Centros de Investigação nacionais. A delegação foi recebida pela Presidência da EEUM e teve ainda oportunidade de visitar alguns laboratórios de investigação da Escola.

Esta iniciativa decorreu durante a primeira visita de Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, a Portugal, onde juntamente com António Costa, primeiro-ministro português, foi reforçada a cooperação bilateral entre os dois países.

Portugal e Índia estabeleceram 11 acordos que visam o desenvolvimento do comércio e da cooperação científica. Esta parceria envolve a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Portugal-India Business Hub, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, e ainda a Universidade do Minho (UMinho). Os acordos firmados estabelecem parcerias entre as várias entidades para a criação de programas colaborativos conjuntos e intercâmbio de conhecimento científico-tecnológico em várias áreas de conhecimento, incluindo engenharia, ciências exatas, ciências da vida, ciências sociais e humanidades.
01
02
03