Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Presidência da EEUM visita Escola de Engenharia Industrial da Universidade de Vigo Voltar

segunda-feira, 31/07/2017   
01
A equipa da Presidência da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) visitou recentemente a Escola de Enxeñería Industrial da Universidade de Vigo, com o objetivo de estreitar as colaborações entre as duas instituições.
No âmbito da estratégia de internacionalização da EEUM, em particular na promoção da cooperação Portugal-Espanha, a equipa da Presidência da EEUM deslocou-se a Vigo, Espanha, para uma visita à Escola de Enxeñería Industrial da Universidade de Vigo (EEI-UVigo). A delegação da EEUM foi recebida pelo Diretor da EEI-UVigo, Professor Juan Pardo Froján, e pela subdiretora de Relações Internacionais da Escola, Professora Cristina Trillo Yáñez. De seguida, decorreu uma sessão de apresentação da EEUM, aberta à comunidade académica da EEI-UVigo, na qual participaram cerca de duas dezenas de docentes e investigadores com interesse em conhecer as atividades de investigação da EEUM e estreitar laços de colaboração entre as duas instituições, na área da investigação e da formação.

O programa incluiu ainda uma reunião com o Vice-Reitor para as Relações Internacionais da Universidade de Vigo, Professor Manuel Fernandez Iglesias, a comissária do programa Vigo Tecnológico, Professora Edita de Lorenzo, e a Diretora da Oficina de Relações Internacionais da Universidade do Vigo, Dra. Amelia Rodríguez Piña. Da parte da tarde, a delegação da EEUM teve oportunidade de visitar diversos laboratórios da EEI-UVigo, nomeadamente o laboratório de Tecnologia Eletrónica, de Engenharia de Sistemas e Automática, de Engenharia Mecânica, de Engenharia Química e de Física Aplicada.

A visita à EEI-UVigo decorreu no seguimento de atividades de colaboração já existentes entre as duas Escolas e de uma visita da EEI-UVigo à EEUM em março de 2017, no sentido de alargar a cooperação a outras áreas cientificas comuns. A visita está também enquadrada na recém divulgada Agenda Ibérica do Conhecimento e Ensino Superior (AICES), uma iniciativa do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas (CRUE).

”Estamos a falar de duas instituições próximas geograficamente, mas também nas áreas de intervenção. É muito importante para nós, enquanto EEUM, termos um raio de intervenção a nível internacional, mas que também seja próximo e nos permita crescer. A Universidade de Vigo tem crescido significativamente e é nossa ambição manter esta parceria colaborativa”, sublinhou João Monteiro, Presidente da EEUM.
01
02
03