Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM reforça colaboração com tecido empresarial Voltar

segunda-feira, 31/07/2017   
01
A ligação ao tecido empresarial constitui uma das marcas identitárias mais fortes da EEUM. A Escola de Engenharia mantém em elevada prioridade este tipo de atividade que lhe permite assegurar um entendimento da evolução das necessidades da indústria, da integração dos seus graduados no tecido empresarial e selecionar tópicos relevantes de investigação que potenciem o desenvolvimento nacional.
A Presidência da EEUM tem realizado diversas visitas institucionais e recebido delegações de empresas de vários setores para reuniões de trabalho e visitas às instalações da Escola de Engenharia. A 3 de julho, decorreu uma reunião com uma delegação da empresa Efacec, com o objetivo de discutir oportunidades de potenciar colaborações já existentes com a empresa em áreas de atuação como o ensino, a empregabilidade, a investigação e tecnologia. Estiveram presentes os diretores dos Departamentos de Eletrónica Industrial (DEI), Informática (DI) e Sistemas de Informação (DSI), assim como dos Centros de Investigação ALGORITMI e Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab).

A empresa DVM Group visitou a Escola de Engenharia a 7 de julho, procurando dar seguimento ao protocolo de colaboração assinado com a Universidade do Minho (UMinho) no final de 2016. O objetivo geral foi o de conhecer, com maior profundidade, as valências de investigação, desenvolvimento e inovação da EEUM e perspetivar oportunidades concretas de colaboração. O programa integrou visitas ao Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M), ao Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC), ao DoneLab - laboratório para a manufatura aditiva avançada de protótipos e ferramentas sediado no Campus de Azurém, que visa o apoio a vários projetos que estão a decorrer no âmbito da parceria entre a UMinho e a Bosch Car Multimédia Portugal. A delegação teve ainda oportunidade de conhecer algumas das unidades de interface da UMinho, nomeadamente o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e o Centro de Valorização de Resíduos (CVR).

A 20 de julho, decorreu na EEUM uma reunião de trabalho com a empresa Sonicarla, especializada em têxteis técnicos. A visita teve como objetivo discutir uma estratégia de colaboração no âmbito de projetos enquadrados no tópico “Indústria 4.0”. A 27 de julho, como follow-up, decorreram já reuniões nas instalações da própria empresa, identificando áreas específicas de colaboração e projetos futuros.

“Temos tido um calendário intenso de visitas e um dos objetivos passa por identificar áreas de colaboração, de forma a potenciar a aproximação às empresas. A interação com a sociedade é um dos vetores estratégicos e prioridade desta Presidência da EEUM”, assegurou Paulo Sampaio, Vice-Presidente da EEUM e responsável pelo pelouro da Interação com a Sociedade.

+ info: www.eng.uminho.pt/pt/investigareinovar/Paginas/default.aspx

01