Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM aposta em parceria com os PALOP Voltar

segunda-feira, 31/07/2017   
01
Com o objetivo de investir e reforçar a componente de internacionalização, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) participou numa parceria com os PALOP, no âmbito do projeto PASP PALOP-TL.
O projeto PASP, que envolve os países PALOP-TL (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste), é um projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos dos PALOP e Timor-Leste. Vários docentes do Departamento de Informática (DI) e do Departamento de Sistemas da Informação (DSI) – ambos da EEUM – deslocaram-se a Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste com o objetivo de integrar, através de um conjunto de ações de formação, uma rede de proximidades linguísticas e culturais.

“A UMinho tem vindo a atuar enquanto player principal de formação superior ao nível dos mestrados e doutoramentos. Este novo espaço/tipo de formação permite reforçar a perceção local sobre a UMinho como uma Universidade de primeira escolha”, esclareceu Luís Amaral, Professor Associado do DSI da EEUM.

Durante uma semana, os formadores deslocaram-se aos seis países para promover seminários, workshops, e mostrar todo o trabalho que é possível fazer ao nível dos serviços públicos e da governação eletrónica nos PALOP. Sobre a importância de levar este conhecimento aos PALOP, o investigador não tem dúvidas de que a partilha de experiências entre os países mais avançados com os menos avançados é bastante profícua, uma vez que é sempre possível um entendimento entre as comunidades dos países. “As administrações públicas desses países são muito similares à nossa – por razões históricas –, o que faz com que Portugal tenha um posicionamento francamente favorável na cooperação internacional para ajudar esses países na modernização das suas administrações”, reforçou Luís Amaral. A formação teve a duração de duas semanas e contou com quatro cursos que abordaram a Gestão de Projetos em Tecnologias de Informação, o Planeamento Estratégico de eGov, a Segurança na Informação, Dados Abertos e Big Data, e Data Analytics.

O projeto PASP PALOP-TL é um projeto financiado através do 10.º Fundo de Desenvolvimento Europeu da União Europeia, cofinanciado e implementado pelo Instituto Camões, com o apoio da Agência para a Modernização Administrativa de Portugal (AMA).

+ info: http://www.pasp-paloptl.org/; http://www.dsi.uminho.pt/; http://www.di.uminho.pt/
01