Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Alunos da EEUM em competição de estratégia e gestão Voltar

quinta-feira, 28/09/2017   
01
Um grupo de quatro alunos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) participou na competição Global Management Challenge. A edição de 2017 decorreu durante o mês de julho.
Com o objetivo de adquirirem competências na área da gestão, nomeadamente sobre como gerir uma empresa, uma das equipas que integrou o Global Management Challenge foi composta por quatro estudantes que frequentam o 4º ano do MIEGI da EEUM. Embora de forma virtual, as equipas têm de gerir da melhor forma possível uma empresa e fazer com que esta obtenha o melhor desempenho.

Bruno Lopes, líder da equipa Accenture/Focum, acredita que ter participado nesta competição de estratégia e gestão só traz benefícios: “Ao longo do curso vamos tendo visitas de estudo e vamos conhecendo a gestão de fábrica, mas a nossa parte – enquanto Engenharia e Gestão Industrial – está mais voltada para o topo, ou seja, para a análise e melhoria contínua. Esta competição foi uma mais-valia para percebermos a realidade de uma empresa”. A equipa é formada por mais três alunos do curso de MIEGI da EEUM, Ana Afonso, Francisca Lopes e José Pedro.

A empresa tinha quatro áreas de atuação (produção, marketing, recursos humanos e financeiro) e durante as várias fases de competição, os membros da equipa tiveram a oportunidade de trocar de funções. Esta rotatividade permitiu um melhor conhecimento acerca do funcionamento geral da empresa. “Gostava de voltar a participar neste concurso, até porque já tenho outra bagagem e já consigo perceber o seu funcionamento. É um trabalho exigente, mas uma mais-valia para todos nós e para toda a comunidade académica da EEUM”, acrescenta Ana Afonso.

A equipa de estudantes foi patrocinada pela Accenture Portugal, numa competição que pretende avaliar, atrair talento e estreitar laços com as universidades. A consultora multinacional inaugurou recentemente o novo centro de tecnologia no dia 9 de junho, em Braga.

+ info: http://www.globalmanagementchallenge.pt; http://www.dps.uminho.pt/
01