Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Paulo Flores reconduzido como Presidente de Comissão Técnica Internacional da IFToMM Voltar

terça-feira, 28/11/2017   
01
Paulo Flores, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi reeleito para um segundo mandato como Presidente de Comissão Técnica Internacional da IFToMM.
Paulo Flores, Professor Catedrático do DEM, foi reeleito Presidente da Comissão Técnica sobre Dinâmica de Sistemas Mecânicos da Federação Internacional para a Promoção da Ciência de Máquinas e Mecanismos (IFToMM) para o biénio 2018-2019. A eleição realizou-se durante a 27ª reunião do Conselho Executivo da Federação, que teve lugar entre os dias 9 e 11 de outubro, em Cracóvia, Polónia.

A IFToMM – considerada uma das mais antigas e prestigiadas associações na área da Engenharia Mecânica – visa promover a investigação, o desenvolvimento e a aplicação industrial no domínio científico de Máquinas e Mecanismos e congrega associações nacionais de mais de 60 países. Reindustrializar o espaço europeu é outro dos principais eixos de atuação da associação.

Paulo Flores é o primeiro e único investigador português a presidir a uma Comissão Técnica desta Federação Internacional, que já conta com 48 anos de história. O Presidente reeleito acredita que esta recondução representa “por um lado, o reconhecimento do trabalho bem realizado e, por outro, o apoio e incentivo para as naturais exigências de mais um mandato. É, de facto, um orgulho e felicidade representar a nossa Escola e o nosso país ao mais alto nível”.

Recorde-se que o investigador foi eleito pela primeira vez para o referido cargo em 2013, em Tóquio, no Japão. “Estou certo de que esta realização traduz o valor existente na EEUM. Devo ainda sublinhar que o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) é, neste caso particular, uma referência incontornável no universo das melhores Escolas de Engenharia nacionais e internacionais”, acrescentou o investigador.

Paulo Flores licenciou-se em 1997 em Engenharia Mecânica e obteve em 2005 o grau de Doutor também em Engenharia Mecânica, ambos pela Universidade do Minho. É Professor Catedrático no DEM da EEUM desde 2013, e a sua atividade de investigação centra-se na Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Ciência de Mecanismos, Tribologia, Mecânica Computacional, Biomecânica e Projeto de Dispositivos Médicos e Ensino Superior.

É autor de cerca de meio milhar de publicações científicas, técnicas e pedagógicas e foi distinguido com várias dezenas de prémios científicos nacionais e internacionais. Esteve envolvido na organização de inúmeros encontros científicos nacionais e internacionais, e tem sido convidado para proferir palestras e avaliar projetos científicos para organismos internacionais. É membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS-UMinho), onde coordena o grupo de investigação em Sistemas e Aplicações Biomédicas. É, desde 2016, editor-chefe da revista Mechanism and Machine Theory, a mais prestigiada revista científica no domínio das máquinas e mecanismos. Preside atualmente a Sociedade Portuguesa de Biomecânica. Paulo Flores é ainda Diretor do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas e Coordenador da área focal Engineering Design and Advanced Manufacturing (EDAM-UMinho) no âmbito do programa MIT Portugal.

+ info: http://www.dem.uminho.pt/; http://iftomm.net/
01