Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

UMinho assina protocolo com empresa têxtil Voltar

terça-feira, 28/11/2017   
01
Sonicarla, pioneira no setor de vestuário seamless em Portugal, assinou protocolo com a Universidade do Minho, sob proposta da Escola de Engenharia (EEUM), potenciando a colaboração ao nível de projetos de dissertação e investigação.
Empenhada em potenciar a aproximação às empresas, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) propôs recentemente um protocolo com a Sonicarla, assinado, no passado dia 16, entre a empresa e a Universidade do Minho. A cerimónia contou com a presença do, então, Reitor, António M. Cunha, do Presidente da EEUM, João L. Monteiro, e do Vice-Presidente, Paulo Sampaio. A Sonicarla foi a primeira empresa em Portugal a produzir vestuário seamless (tecidos fabricados sem costura).

O protocolo permitiu, ainda, que a Escola beneficiasse da doação de um tear que dispõe desta tecnologia, idêntico aos que são utilizados na empresa, “que a universidade já tem, mas agora vai ficar melhor equipada. Além de melhorar a formação dos nossos técnicos, esta máquina permitirá também fazer algum trabalho de investigação”, referiu António M. Cunha. A colaboração surgiu por proposta da EEUM, tanto ao nível da Engenharia Têxtil, como também em áreas como gestão de produção, custeio, logística e qualidade.

“Já estão a decorrer dois projetos de investigação, com o Centro de Investigação 2C2T e com o Centro ALGORITMI. A Sonicarla tem também grande vontade em colaborar com a área de Design e Marketing de Moda”, acrescentou Paulo Sampaio.

A empresa está também interessada em potenciar a colaboração com a EEUM ao nível de projetos de dissertação dos cursos da Escola, bem como nos projetos específicos PLE (Project-Led Education) do curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. “Pretendemos a troca de conhecimento e estamos com o parceiro certo”, destacou Daniel Pedro, administrador da empresa.


01
02
03