Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Fernando Ferreira reconduzido como Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Têxtil Voltar

quinta-feira, 29/03/2018   
2C2T
A nova direção do Centro de Ciências e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) tomou posse a 16 de março.
Fernando Ferreira, Professor Associado do Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM, foi reeleito Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Têxtil (2C2T) da EEUM para o triénio 2018-2021. A equipa da direção conta ainda com Ana Maria Rocha, Professora Auxiliar do DET, como diretora-adjunta.

No discurso de tomada de posse, o novo diretor do 2C2T sublinhou a confiança dos colegas para a sua reeleição: “Vamos continuar a fazer um grande esforço para rejuvenescer e revitalizar o centro, com o objetivo sempre presente de trabalhar mais e melhor. A Universidade do Minho afirma-se pela excelência ao nível da investigação e o Centro de Investigação 2C2T vai continuar a trabalhar para criar condições onde todos se sintam motivados”, reforçou Fernando Ferreira.

Fernando Ferreira licenciou-se em 1984 em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho e obteve em 1991 o grau de doutor em Indústrias Têxteis pela Universidade de Leeds, em Inglaterra. É Professor Associado no DET da EEUM desde 1997 e as suas áreas de interesse centram-se nos Têxteis Inteligentes e Multifuncionais e nas Tecnologias e Sistemas de Controlo de Produção na Indústria de Vestuário.

É autor e co-autor de mais de 20 artigos publicados em revistas científicas internacionais e mais de 70 comunicações publicadas em proceedings de conferências internacionais. É Diretor do Centro de Investigação 2C2T da EEUM desde junho de 2003, Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Têxtil da Universidade do Minho desde setembro de 2008, tendo sido ainda Diretor do DET da EEUM de junho de 2004 a dezembro de 2010.

O Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) iniciou a sua atividade em 1978, sendo a primeira unidade de I&D especializada na área de Engenharia e Design de Materiais Fibrosos em Portugal. O objetivo estratégico do 2C2T é promover a competitividade da indústria europeia com base no conhecimento em ciência e engenharia dos materiais fibrosos e processos associados. A I&D é desenvolvida em sintonia com as necessidades da indústria, envolve equipas multidisciplinares e os resultados traduzem-se em numerosas publicações científicas, patentes e protótipos.

+ info: http://www.2c2t.uminho.pt/
2C2T