Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

José Manuel Cardoso Teixeira reeleito Diretor do Departamento de Engenharia Civil Voltar

segunda-feira, 25/06/2018   
DEC
José Manuel Cardoso Teixeira, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil (DEC), foi reeleito diretor deste departamento para o biénio 2018-2019, no dia 25 de junho. A equipa da direção conta ainda com Jorge Manuel Gonçalves Branco, Professor Auxiliar do DEC, como diretor-adjunto.
No discurso de tomada de posse, o diretor agradeceu a todos os envolvidos no acto de eleição a confiança depositada e referiu que “a tarefa de diretor do departamento nos deverá tocar a todos num momento da nossa carreira, porque todos temos capacidade para a executar e qualquer um pode, portanto, assumir essa responsabilidade”. No que concerne a este novo mandato, frisou que “o mandato anterior não foi suficiente para por em prática tudo a que me propus, de maneira que a minha propositura retoma os aspetos essenciais da que serviu de base à minha eleição para o mandato anterior.”


José Manuel Cardoso Teixeira referiu ainda a atratividade dos projetos de ensino do Departamento, quer a nível nacional, quer internacional e manifestou alguma preocupação relativamente ao que considera ser um número insuficiente de vagas destinadas ao Mestrado Integrado em Engenharia Civil (35) face à procura que o mercado poderá ter destes profissionais num horizonte posterior a 2024, que será quando os novos alunos ingressarão, provavelmente, no mercado de trabalho.

José Manuel Cardoso Teixeira licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1981, e obteve em 1994 o grau de Doutor em Engenharia Civil pela Loughborough University Faculty of Engineering. É Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil desde 1994 e investigador do CTAC – Centre of Territory Environment and Construction na área de Construção Sustentável.

No âmbito da sua atividade docente, tem colaborado com diversas instituições de ensino superior em Portugal e em outros países europeus e latino americanos. É autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas e apresentações em congressos nacionais e internacionais. Tem, também, exercido atividade profissional como consultor em engenharia civil.
DEC
DEC