Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Engenharia Química e Biológica (Programa Doutoral) 2017/2018


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Engenharia Química e Biológica

Contactos


    Diretor de Curso
    Isabel Maria Pires Belo
    ibelo@deb.uminho.pt
    Tel: 604413

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O objetivo estruturante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica é promover a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Química e Biológica, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, incluindo a especificação, o projeto, a modelação, a representação e exploração de sistemas químicos e biológicos, assim como a integração das tecnologias associadas. O Programa Doutoral tem em vista complementar a formação de mestres e licenciados (5 anos) em cursos das áreas das Ciências e da Engenharia, conferindo formação avançada na Área da Engenharia Química e Biológica.
Pretende-se que os doutorados em Engenharia Química e Biológica, para além de consolidarem a sua formação de base nas áreas tradicionais de intervenção da Engenharia Química e Biológica, adquiram a capacidade de enfrentar os desafios em áreas emergentes como a Biotecnologia Molecular, Genómica Funcional, Biologia de Sistemas e Nanotecnologia.

Resultados de aprendizagem


O objetivo global do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica é proporcionar aos alunos conhecimentos avançados no domínio do saber da Engenharia Química e Biológica, visando desenvolver a capacidade para realizarem investigação científica de elevada qualidade por forma a desenvolverem trabalho autónomo em contexto universitário ou empresarial. A estratégia organizativa do curso evidencia uma preocupação em proporcionar aos atuais detentores de formação académica superior as condições para desenvolverem os seus conhecimentos em prol da melhoria das suas capacidades no que respeita à investigação, ao desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, à sua capacidade de inovação. O programa de estudos previsto na parte curricular permitirá aos alunos a aquisição de conhecimentos avançados essenciais ao desenvolvimento consistente dos trabalhos de investigação conducentes à preparação do Plano de Tese e posteriormente à sua respetiva elaboração.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Saídas profissionais


A formação obtida no Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica permitirá o desenvolvimento científico e tecnológico em setores importantes para o desenvolvimento económico como a Indústria Química e Agro-alimentar, o Ambiente e a Saúde.
As entidades empregadoras são os centros de investigação científica, empresas com atividade de consultadoria em inovação e apoio a projetos nas áreas relacionadas com a Engenharia Química e Biológica e ainda as empresas dos setores acima mencionados.

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica, os titulares do grau de Mestre em Engenharia Química ou Engenharia Biológica ou equivalente legal.

São, ainda, admitidos à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica os titulares de grau de licenciado (com 5 anos), em áreas afins à Engenharia Química e Engenharia Biológica desde que detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia.

Admitem-se à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Por fim, são admitidos à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica os candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas a) a c) do ponto 1 do artigo 7º / Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica, e os candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas b) e c) do ponto 1 do artigo 30º) / do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 02 a 13 de janeiro de 2017 

2ª Fase
De 28 de agosto a 03 de setembro de 2017 

3ª Fase
De 02 a 14 de janeiro de 2018

Prazos de inscrição


1ª e 2ª Fases
De 20 a 29 de setembro de 2017 

3ª Fase
A definir

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
18-06-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2399/2011/AL01
Data de Registo:
29-09-2015
Validade:
17-06-2021