Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​Pan-European Seal Traineeship Programme



não existem eventos
Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Pan-European Seal Traineeship Programme (PES Programme), um programa que permite a jovens licenciados o acesso a estágios remunerados de 12 meses no European Patent Office (EPO) ou no European Union Intellectual Property Office (EUIPO), duas das maiores organizações mundiais de Propriedade Industrial (PI). A Escola de Engenharia é uma das oitenta instituições selecionadas a nível mundial para integrar o PES Programme, que tem como objetivo estabelecer uma forte relação entre o mundo académico, o EPO e o EUIPO, dinamizando ações destinadas a promover as questões de PI, numa sólida aproximação entre as universidades e o mercado de trabalho.

O programa destina-se a jovens licenciados com comprovada excelência académica e que desejem ter uma experiência de trabalho valiosa, que poderá moldar o seu futuro profissional.

Locais de estágio:
1)      EPO, Munique, Alemanha;
2)      EUIPO, Alicante, Espanha (poderá também decorrer no Litigation Office, Luxemburgo, ou no Liaison Office, Bruxelas). 

Áreas de estudo: os estágios cobrem várias áreas de estudo, conforme informação disponível nos documentos em anexo e nas páginas online do programa. 

Início e duração do estágio: os estágios, com uma duração de 12 meses, terão início em setembro de 2021.
 
Critérios de elegibilidade - EPO:
- Candidatos com nacionalidade de qualquer um dos estados-membros do EPO.
- Ser titular do grau de licenciado ou mestre.
- Ter conhecimento de uma das três línguas de trabalho do EPO (Alemão, Inglês ou Francês), com um nível mínimo B1.

Critérios de elegibilidade - EUIPO:
- Candidatos com nacionalidade de um dos estados-membros da União Europeia. Poderá ser considerado um número limitado de candidatos com nacionalidade de um dos países candidatos à União Europeia ou de países terceiros (aproximadamente 10% das posições disponíveis).
- Ser titular do grau de licenciado ou mestre.
- Ter completado os cursos online do EUIPO (informação sobre estes cursos será facultada aos estudantes selecionados a nível interno).

Processo de candidatura: os estudantes/recém-graduados interessados em submeter uma candidatura ao Pan-European Seal Traineeship Programme deverão enviar os seguintes documentos para o endereço de email intl@eng.uminho.pt, até ao dia 26 de fevereiro:
·        Carta de Motivação em inglês
·        Curriculum Vitae em inglês (Europass Word format)
·        Diploma de licenciatura/mestrado com indicação da média final (alternativamente poderá ser submetido o Registo Académico/declaração provisória até que o diploma final seja emitido)

Processo de seleção: a Presidência da Escola de Engenharia, em estreita articulação com as Direções de Curso, irá selecionar os candidatos que irão integrar a shorlist a enviar para o EPO e para o EUIPO. Os candidatos que irão integrar esta shortlist serão contactados diretamente pelo Gabinete de Internacionalização da EEUM, por forma a completarem o restante processo de candidatura (candidatura online, entrevistas e cursos requeridos pela organização a que se candidatam - mais informação nos documentos em anexo). A seleção final será realizada pelo EPO/ EUIPO e os candidatos serão diretamente contactados por estas organizações durante o mês de maio.

Remuneração mensal:
EPO - 2000€ por mês.
EUIPO: 1000€ por mês (este valor pode aumentar até 15% se o local de estágio for outro que não na sede, em Alicante).


Prazos:

Submissão de candidatura ao Gabinete de Internacionalização da EEUM -   26 de fevereiro
Seleção interna dos candidatos (EEUM) -   8 de março
Submissão de candidatura online (apenas para os candidatos selecionados na etapa anterior) -   31 de março
Processo final de seleção pela EPO e pela EUIPO e comunicação dos resultados -   Até ao final de maio
Início dos estágios (EPO e EUIPO) -   16 de setembro


Informação disponível na página online do EPO  e do EIUPO 

Para informações adicionais, por favor, não hesite em contactar o Gabinete de Internacionalização da EEUM.

​​
​​​​​​​​