Fundada em 1975, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) tem vindo a destacar-se como um agente de mudança, prestando um contributo extraordinário para o avanço da ciência e da tecnologia. A Escola tem consolidado a sua posição entre as melhores instituições de ensino de engenharia do país, com visibilidade internacional. Hoje em dia, esta é uma escola madura, de olhos postos no futuro, que detém uma posição de relevo entre as instituições congéneres. Apresentamos a evolução da Escola desde os seus primeiros passos até à atualidade, relembrando com orgulho todos os que contribuíram para a criação e para o desenvolvimento da nossa Escola de Engenharia.
Por ocasião da comemoração dos 25 anos da EEUM, em 2000, e sob a coordenação do então Presidente de Escola, Professor António Guimarães Rodrigues, foi criado o Livro da História da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, com o objetivo de compilar uma sequência dos testemunhos dos seus Presidentes. O livro pode agora ser consultado na sua versão online.
“O que transparece dos registos reunidos por ocasião desta 1ª edição é a existência de uma cultura que caracteriza e define a Escola de Engenharia, e que demonstra não só a sua capacidade para dar resposta aos desafios que lhe são colocados em cada época, ao longo do tempo, como, também, a sua capacidade de atuação pró-ativa, na antecipação das oportunidades e na promoção das condições externas que garantam a sua viabilidade. Estas capacidades aliadas ao exercício sistemático de crítica e autocrítica garantem para a Escola de Engenharia os mecanismos mais valiosos para se projetar no futuro. A cada ‘geração’ compete receber o testemunho e os desafios que lhe estão associados, criar ou recriar esses e outros desafios, e antecipar os desafios do futuro.”
Prof. A. Guimarães Rodrigues, maio de 2000, Prefácio do livro da História da Escola de Engenharia da Universidade do Minho