Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Engenharia Eletrónica e de Computadores (Programa Doutoral) 2018/2019


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães
Área científica predominante:
  • Engenharia Eletrónica e de Computadores

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: https://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Programa Doutoral em Engenharia Eletrónica e de Computadores (PDEEC) está organizado em áreas de especialização alinhadas com linhas/grupos do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a selecionar de entre as seguintes:
- Área de Controlo, Automação e Robótica
- Área de Eletrónica de Potência e Energia
- Área de Instrumentação e Microssistemas Eletrónicos
- Área de Informática Industrial e Sistemas Embebidos
- Área de Tecnologia dos Sistemas de Informação
- Área de Telecomunicações e Comunicações por Computador
O Ciclo de Estudos integra duas etapas: uma primeira etapa designada por “Curso de Doutoramento em Engenharia Eletrónica e de Computadores”, coincidente com um período probatório, que integra uma parte curricular formada por 60 créditos ECTS, 30 resultantes da frequência de diversas unidades curriculares (UC) e os restantes 30 correspondentes à UC de preparação do Plano da Tese; uma segunda etapa, de 120 ECTS, em que é elaborada uma Tese original.
Curso de Doutoramento em Engenharia Eletrónica e de Computadores pressupõe obtenção de 15 créditos ECTS formados pela seleção de um conjunto de 3 UC em que a escolha por parte do aluno fica condicionada à distribuição por conteúdos científicos horizontais (designadas por “Opções Comportamentais e de Inovação”) e 2 UC de 7,5 ECTS cada de “Formação Avançada Específica", cujos conteúdos programáticos dependem da área de especialização do curso.
Só após a conclusão do Curso de Doutoramento, incluindo a UC de Planeamento da Tese, será possível aos alunos pedir a admissão à preparação da Tese, que deverá ser formalizada até 30 dias após obter a aprovação no Curso de Doutoramento.

Resultados de aprendizagem


O objetivo geral do Programa Doutoral em Engenharia Eletrónica e de Computadores (PDEEC) tem a ver com proporcionar um ambiente educacional que encoraje os estudantes a desenvolverem capacidade de contribuir para o avanço da tecnologia através da investigação criativa e autónoma na área científica da Engenharia Eletrónica e de Computadores.
O programa de estudos do curso foi estruturado para que o futuro Doutor tenha uma formação avançada e atualizada em Engenharia de Eletrónica e de Computadores, complementada com conhecimentos específicos das áreas das Ciências e Tecnologias complementares, combinando adequadamente aspetos teóricos e práticos deste domínio. Desta forma, o diplomado terá competências, aptidões e métodos de investigação para:
1. conceber, projetar, adaptar e realizar investigação original no domínio da Engenharia de Eletrónica e de Computadores que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
2. analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, integrando-as em projetos;
3. resolver desafios complexos de problemas de forma estruturada e rigorosa;
4. conceber e promover a realização de projetos de investigação e desenvolvimento em contexto académico e/ou profissional;
5. trabalhar em equipa e em rede;
6. comunicar de forma sucinta e racional, os resultados do seu trabalho a audiências técnicas e/ou generalistas.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Saídas profissionais


Os Doutores em Engenharia Eletrónica e de Computadores podem desempenhar cargos de professores no ensino superior e de investigadores em instituições de investigação, orientar mestrados e doutoramentos, ou trabalhar na indústria e serviços, naturalmente em atividades relacionadas com investigação.

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao PDEEC:
- Os titulares do grau de mestre em áreas afins à Engenharia Electrónica e de Computadores;
- Os titulares de grau de licenciado em áreas afins à Engenharia Electrónica e de Computadores, desde que detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
30-01-2014
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2396/2011/AL01
Data de Registo:
17-06-2015
Validade:
29-01-2020