Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Sustentabilidade do Ambiente Construído (Doutoramento) 2021/2022


Geral


Grau Académico:
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Sustentabilidade do Ambiente Construído

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O foco principal deste programa doutoral é proporcionar uma formação especializada avançada e de alto nível que desenvolva nos doutorandos a capacidade de contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da Sustentabilidade do Ambiente Construído através da investigação criativa e autónoma. Domínios de estudo: Ambiente, Sustentabilidade, Construção Sustentável, Eco-eficiência.
Os doutorandos devem adquirir as seguintes competências:
- Conhecimentos de excelência na área em que desenvolverem a tese;
- Capacidade de trabalhar em equipa, de autogestão, de desenvolver trabalhos individuais e profissionais no âmbito da construção sustentável;
- Aquisição de valores académicos: investigação, reflexão crítica, pensamento divergente, integridade, pensamento baseado em evidências;
- Capacidade de autogestão do conhecimento e do desenvolvimento profissional e pessoal;
- Capacidade de efetuar uma investigação integrada tendo em conta as necessidade da sociedade;
- Integração de diferentes perspetivas na transformação de um problema num tema de investigação;
- Capacidade de planear e implementar projetos de investigação interdisciplinares;
- Capacidade de aplicar, produzir e avaliar conhecimento científico no domínio da construção sustentável;
- Atitude proactiva no que respeita às alterações e melhorias no âmbito do desenvolvimento económico e da competitividade internacional.
O Doutoramento Internacional em Sustentabilidade do Ambiente Construído é constituído por uma parte curricular e por uma tese, perfazendo um total de 180 ECTS. A componente letiva decorre nos três primeiros semestres sendo constituída por 6 unidades curriculares e pelo Projeto de Tese. No primeiro ano do programa doutoral os doutorandos deverão realizar 4 unidades curriculares no primeiro semestre e desenvolver o seu Plano de Tese. No segundo ano deverão realizar 2 unidades curriculares no primeiro semestre e iniciar o desenvolvimento da tese que deverá ser concluída no terceiro e último ano do programa.
O Programa Doutoral oferece um conjunto alargado de Unidades Curriculares para que os doutorandos possam frequentar as que se adequarem melhor ao seu plano de estudos individual, que será direcionado para a sua área de interesse. Os alunos que realizem os 60 ECTS da parte letiva e que não pretendam efetuar a tese serão outorgados com um diploma de “Estudos Avançados em Sustentabilidade do Ambiente Construído”. A tese decorre nos 2 últimos anos e compreende, obrigatoriamente, um trabalho de investigação original e que deverá ser divulgado junto da comunidade através da publicação em revistas e conferências científicas de reconhecida qualidade, preferencialmente internacionais.
O pessoal não docente é constituído pelo conjunto de técnicos/as laboratoriais já existente e que dão correntemente apoio aos laboratórios onde decorrerão tarefas relacionadas com a parte experimental da formação dos doutorandos, o apoio administrativo é assegurado pela secretaria do departamento. Uma parte importante da formação dos alunos terá por base trabalho experimental que será feito com recurso aos equipamentos analíticos e de ensaio já existentes nos laboratórios dos 2 centros.

Resultados de aprendizagem


Os objetivos de aprendizagem do Programa Doutoral são:
1. Fornecer aos estudantes os meios para que estes possam desenvolver as suas competências e aprofundar o seu conhecimento para que se possam tornar especialistas em construção sustentável;
2. Proporcionar aos doutorandos a possibilidade de adquirirem uma visão holística da construção sustentável que transcenda as práticas convencionais de construção, desenvolvendo uma abordagem integrada do sector da construção que inclua a preservação ambiental, a preservação de recursos e de materiais, o desempenho energético, a segurança, o desempenho funcional (conforto e utilização) e a otimização de custos.
3. Preparar profissionais altamente qualificados aliando competências técnicas a competências pessoais fundamentais para uma participação ativa e qualificada na sociedade;
4. Promover e incentivar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Saídas profissionais


Potencial empregabilidade em empresas/instituições que se dedicam às necessidades ambientais do planeta tendo em conta os objetivos da União Europeia que cada vez mais insere nas suas políticas medidas que vão de encontro aos pressupostos da construção sustentável, este tipo de construção é uma mais-valia que as empresas de construção têm a apresentar.

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Portal Académico:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Doutoramentos/

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Os candidatos ao programa doutoral em sustentabilidade do ambiente construído devem possuir um grau de Mestre com uma classificação mínima de "B-" na escala de ECTS (uma classificação maior ou igual a 70%), numa área de estudo dentro do âmbito do programa doutoral. Se necessário, os candidatos devem provar o reconhecimento internacional do grau referido como condição de acesso. Para além disso, é ainda requerido que os candidatos sejam fluentes em língua inglesa. Os candidatos de países cuja língua oficial não seja o inglês devem possuir um dos seguintes certificados: TOEFL - escrito (classificação mínima de 525), TOEFL - internet (classificação mínima de 72), IELST (classificação mínima de 6.5) ou outro certificado de proficiência em inglês reconhecido.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese SAC 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
12-04-2019
Número de Registo:
R/A-Cr 111/2013/AL01
Data de Registo:
26-08-2021
Validade:
30-07-2024