Descrição
Este ciclo de estudos visa preparar licenciados em Engenharia Informática aptos em todas as fases do desenvolvimento de software atualmente reconhecidas, tais como a análise, a conceção, a implementação e a instalação de software. Os formandos deverão adquirir grande experiência teórica e prática na análise de problemas, no desenho de arquiteturas para soluções informáticas, nas técnicas de construção de protótipos, bem como no seu teste, refinamento e instalação, na manutenção de aplicações, e nas redes que as suportam.
Os graduados desta licenciatura devem conseguir aplicar conhecimentos de informática, ciências e engenharia na resolução de problemas específicos de Engenharia Informática. Como futuros engenheiros deverão, também, ter sempre a preocupação do rigor, quer na análise quer na execução dos projetos, avaliando a sua qualidade, custos e impacto económico.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que os alunos depois dos 3 anos de formação na Licenciatura em Engenharia Informática tenham as seguintes competências genéricas:
1. Exibam capacidade na resolução de problemas de pequna dimensão utilizando computadores, trabalho em equipa e comunicação.
2. Demonstrem conhecimentos teórico-práticos em Ciências e conhecimentos dos princípios fundamentais das Tecnologias da Programação, da Computação e da Comunicação.
3. Estejam preparados para a prática profissional depois de obtido o grau.
4. Tenham a capacidade de fazer uma aprendizagem independente e um desenvolvimento profissional continuado.
5. Tenham consciência e compreensão da ética profissional
Acesso a estudos superiores
A Licenciatura em Engenharia Informática confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo, nomeadamente ao Mestrado em Engenharia Informática.
Saídas profissionais
A Engenharia Informática é transversal a todas as áreas de atividade assim um licenciado em Engenharia Informática poderá exercer a sua atividade em qualquer área de atividade. Naturalmente que a indústria na área das Tecnologias de Informação (TI), nomeadamente aquelas que privilegiam a conceção e desenvolvimento de software serão as principais empregadoras dos profissionais formados neste curso.