Descrição
O Curso tem como objetivo principal formar diplomados altamente qualificados habilitados ao exercício da atividade profissional em Engenharia de Eletrónica Industrial e Computadores, isto é, indivíduos com competência para especificar, conceber e implementar sistemas e/ou dispositivos de eletrónica. Os diplomados deverão ser capazes de serem facilmente integrados em empresas e organizações e assumir posições de liderança, dando resposta à atual evolução das sociedades, conscientes da responsabilidade social e ética do exercício profissional. Os formandos do curso terão de optar por dois dos quatro perfis de especialização, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados em Controlo, Automação e Robótica (CAR), Eletrónica de Potência e Energia (EPE), Instrumentação e Microssistemas Eletrónicos (IME), e Sistemas Embebidos e Computadores (SEC). Cada perfil é constituído por 5 unidades curriculares.
Resultados de aprendizagem
O Curso tem como objetivo fundamental garantir uma formação científica sólida e de espectro largo e, ao mesmo tempo, habilitar os seus diplomados para o exercício de atividades profissionais em Engenharia de Eletrónica Industrial e Computadores, isto é, indivíduos com competência para compreender especificar, conceber e implementar sistemas e/ou dispositivos de eletrónica nas diferentes áreas de especialização/perfis que o curso oferece. Simultaneamente deverão ser capazes de serem facilmente integrados no tipo de empresas e organizações requerido pela atual evolução das sociedades, conscientes da responsabilidade social e ética do exercício profissional.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere capacidades técnico-científicas para acesso a Programas Doutorais (3º ciclo) na área, ou em áreas relacionadas.
Saídas profissionais
A necessidade permanente por parte das empresas de maior desenvolvimento, modernização e internacionalização é fonte contínua de saídas profissionais para os Mestres em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Permite um vasto leque de saídas profissionais abrangendo as áreas de Eletrónica, Instrumentação, Microssistemas Eletrónicos, Computadores, Informática, Comunicações, Automação, Controlo de Processos, Robótica e Sistemas de Energia.