Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​SMART QUAL: Structured indicators to manage HEI Quality System

​O projeto SMART QUAL: Structured indicators to manage HEI Quality System é um projeto de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas. O consórcio, liderado pela CONEXX EU (Bélgica), é constituído, ainda, por 8 universidades e organizações de Itália, Lituânia, Espanha, Portugal e Bélgica.

O objetivo primordial do projeto visa desenvolver um framework de indicadores da qualidade para serem usados no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade (SGQ) das Instituições de Ensino Superior Europeias. Adicionalmente, com os resultados deste projecto vai-se conseguir tornar os SGQ mais eficientes e eficazes, tendo por base um catálogo estruturado de indicadores, agrupando os mesmos de acordo com os três principais níveis de tomada de decisão (estratégico, tático e operacional) para cada uma das dimensões das IES – Ensino, Investigação e Interacção com a Sociedade.

"A ideia deste projeto surgiu com vista a se promover uma maior harmonização dos indicadores usados nas três dimensões das instituições de Ensino Superior Europeias", revela Paulo Sampaio, investigador coordenador da UMinho no projeto.

Pretende-se que os resultados inovadores do projeto tenham impacto não só nas instituições envolvidas, mas também nas restantes IES europeias, uma vez que as instituições do consórcio são já experientes na área de Gestão da Qualidade e Qualidade no Ensino Superior. "Além das diversas instituições de ensino superior provenientes de diversos países da Europa, temos também o envolvimento da A3ES e da AQU – Agencia de Acreditação da Qualidade da Catalunha", explica Paulo Sampaio.

A equipa da UMinho é coordenada por Paulo Sampaio, investigador do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia, e integra Ricardo Machado e Pedro Domingues, também investigadores do Centro ALGORITMI, e Sofia Pereira, do Gabinete de Internacionalização da EEUM.

SMART-QUAL é um projecto de Parceria Estratégica Erasmus+ financiado pela Comissão Europeia com um orçamento global de 187 213,00 euros. O projecto teve início em Setembro de 2020 e terá uma duração de 28 meses.